Blog

Atualização profissional

Olá, mundo!

Hoje quero conversar com vocês sobre a importância da busca pela atualização profissional. Para começar, uma reflexão: se o mundo muda o tempo todo, por que eu não posso mudar? As informações nos dias de hoje circulam com mais rapidez do que há alguns poucos anos e em um futuro bem breve circularão em uma velocidade inimaginável.

Tudo o que um profissional conhece sobre sua área de atuação daqui a alguns meses ou anos estará defasado. Isso significa que a busca pelo conhecimento deve continuar, independente do contexto. Seguindo um pensamento darwiniano, a seleção natural se tornou mais forte e presente na sociedade contemporânea, pois permanecem no mercado de trabalho os mais bem preparados (e, principalmente, os mais bem informados).

Conhecimento no mundo de hoje é sinônimo de poder, portanto, tenha sede dele e não deixe de querer aprender e viver novas experiências. E para conseguir isso não é nada difícil. Existem várias maneiras de um profissional crescer em sua carreira. Cursos de extensão de curta duração (dentro e fora do país), palestras, debates, seminários e congressos são exemplos de como as pessoas podem se aperfeiçoar no que já sabem e conhecer coisas diferentes.

Além do conhecimento de conteúdo, de cunho técnico, há outro benefício agregado neste processo que todos sabem que vale muito no mercado: é o chamado networking (do inglês, rede de relacionamentos) ou contatos. Aquele que tem a habilidade de estabelecer contatos com outros profissionais em qualquer situação garante para si a oportunidade de desenvolver sua carreira e, em pouco tempo, estar mais bem posicionado no mercado do que os que não procuram conhecer o novo.

Portanto, nunca deixe de participar de eventos acadêmicos ou os que estão relacionados à sua profissão, pois este é o momento que você tem de mostrar quem você é e o que você é capaz de fazer.

Aproveite a dica de hoje e faça a diferença amanhã!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021