Blog

Comunic@ção

Olá, globetrotter!

Depois de falar algumas das condutas mais praticadas por estagiários, aqui seguem algumas dicas sobre a nossa comunicação. O assunto de hoje é comunic@ção (assim mesmo com o símbolo @ no lugar da letra “a”), pois quero mostrar de que maneira o vício da grafia na era da informática e, especialmente, da internet, pode influenciar na formação de seu perfil profissional.

A comunicação tem se tornado um problema para aqueles que se acostumaram a interagir em meios virtuais como os instant messaging e as redes sociais. As palavras ficaram mais curtas e, mais que neologismos, um verdadeiro dialeto se formou em meio ao vocabulário da turma da tecnologia (refiro-me aos usuários e não aos mantenedores e produtores dela). Mas em que ponto essa comunicação deixa de comunicar para confundir?

Em um processo de recrutamento e seleção de emprego, por exemplo, uma das etapas mais importantes é a da comunicação verbal, tanto escrita quanto oral. Quem não consegue se expressar adequando os tipos de linguagem a cada ocasião de sua vida corre o risco de ficar para trás, pois os vícios de linguagem, as gírias e as contrações indevidas de palavras demonstram despreparo, falta de conteúdo e desinteresse por leitura. E tudo isso representa a imagem que ninguém quer passar diante de um recrutador.

Dessa maneira, é necessário compreender que a linguagem praticada na internet não está errada, pois ela identifica uma comunidade que compartilha idéias, comportamentos e estilos de vida semelhantes. Porém, usá-la em momentos formais é uma atitude a ser evitada, pois, além de lhe custar boas críticas, também pode lhe custar excelentes oportunidades de carreira que podem não aparecer mais.

Fique atento e até o próximo post!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021