Blog

Condutas de um Estagiário

Atenção, estagiários!

Gostaria de dialogar com você sobre o que se entende por “condutas de um estagiário”. Mas, para início de conversa, quem é o estagiário? O estagiário é o estudante universitário, ou de curso técnico, que precisa cumprir uma determinada carga horária para praticar as atividades pertinentes à sua futura profissão e, assim, integralizar todas as disciplinas exigidas por sua área de formação.

Quando o estudante ingressa como estagiário em uma empresa ele deve receber orientações de seu supervisor de área, com o objetivo de realizar suas tarefas de maneira correta e se familiarizar com o ambiente que, provavelmente, será o seu ambiente de trabalho no final da faculdade.

Muitos profissionais de sucesso iniciaram sua carreira na mesma empresa onde estagiaram quando eram estudantes. Mas atualmente isto está cada vez mais difícil de acontecer. E por que será? Vejamos algumas condutas exigidas pelas empresas e que os estagiários costumam não respeitar:

  • Assiduidade;
  • Pontualidade;
  • Comprometimento;
  • Seriedade;
  • Proatividade;
  • Bom relacionamento interpessoal.

Este tipo de comportamento é importante para que o supervisor de área avalie o perfil do estagiário, pois estagiário competente e compromissado provavelmente será um funcionário com as mesmas qualidades ou melhor. O grande problema é que o estagiário tende a demonstrar um comportamento infantil, excluindo, portanto, suas chances de efetivação.

E no mundo de hoje, com tantas mudanças súbitas, o estagiário tem de estar tão ciente de seus deveres quanto de seus direitos. Em relação a isso a legislação mudou e é importante que você fique atento!

Até mais!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021