Blog

Consultoria Intercultural

Olá, mundo!

Hoje apresento a vocês o tema do meu último trabalho acadêmico, que foi exatamente o meu trabalho de conclusão de curso – TCC. No final de 2008 eu concluí o TCC com o tema Consultoria Intercultural by Secretário Executivo, sob o título “O secretário executivo como consultor intercultural: a consultoria intercultural como proposta profissional para o secretário executivo”. É isso mesmo, minha monografia foi desenvolvida com base na vivência e aplicação da consultoria intercultural por um profissional de secretariado executivo.

Para esclarecer, consultoria intercultural é um serviço bem contemporâneo e uma área de trabalho bem inovadora, muito praticada já no Centro-sul do país. A prática surgiu na Europa do pós-guerra como tentativa de amenizar os problemas culturais e garantir a boa manutenção das relações internacionais após o fim de segunda guerra mundial.

Atualmente, a consultoria intercultural é realizada com pelo menos três objetivos específicos:

  • Auxiliar profissionais brasileiros expatriados a trabalho;
  • Facilitar a convivência e as experiências de um turista ou profissional estrangeiro na mudança para o Brasil;
  • E, por fim, otimizar as atividades de uma organização que possui negócios em outros países.

Portanto, a consultoria intercultural tornou-se uma importante ferramenta para quem pretende trabalhar em empresas multinacionais, viajar a trabalho, por estudo ou lazer para outros países ou desenvolver atividades na área do Turismo. E para quem quiser saber um pouco mais sobre a área eu indico duas empresas brasileiras que, para mim, já são referência: Andrea Sebben Coss Cultural Training e Differänce Intercultural Consultants.

Aproveite e conheça mais esta área profissional!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021