Blog

Desligando o piloto automático

Olá, mundo!

Desde que eu comecei a falar sobre consultoria intercultural sinto a constante necessidade de destrinchar este assunto e abordar temas que estão relacionados à esta atividade e que são de interesse de todo globetrotter. As pessoas que lidam com negócios e se relacionam com empresas e profissionais estrangeiros procuram aperfeiçoar suas habilidades com idiomas e tentam moldar sua postura com a finalidade de não cometer nenhum erro ofensivo ao integrante de outra cultura.

Embora o esforço e a vontade de acertar sejam evidentes, inevitavelmente os erros acontecerão em situações adversas, principalmente se ocorrerem em outros países. Imagine uma pessoa que nasceu em uma cidade brasileira, foi criada a vida toda no Brasil e um dia recebe uma proposta para desenvolver um projeto em uma empresa estrangeira por um período de 6 meses. Imaginou? Agora, pense que este país fica na península escandinava, norte da Europa, onde as pessoas estão habituadas à cultura do trabalho e dos relacionamentos estritamente profissionais, onde afeto não se mistura com negociação. Como seria a experiência desta pessoa?

Inicialmente poderia ser trágica ou, no mínimo, traumática, caso ela não tenha passado por uma orientação intercultural antes de viajar. E isto frequentemente acontece porque qualquer pessoa tenderá a se comportar conforme normatiza a sua própria cultura. Segundo os autores Thomas e Inkson (2006) em situações culturalmente adversas a pessoa acaba agindo inconscientemente, ou seja, liga o piloto automático. Entretanto lembre-se que o piloto automático só funciona quando a pessoa não tem condições de controlar a situação, o que pode ser solucionado com dedicação, estudo e aprendizado de outra cultura.

Portanto, se você está planejando uma viagem de negócios ao exterior ou aceitará o desafio de ser expatriado em breve, prepare-se: uma das etapas mais importantes do processo de expatriação é conscientizar-se da importância da cultura com a qual viverá a experiência e, em seguida, desligar o piloto automático.

Até mais!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021