Blog

Por dentro e por fora da Educação no Brasil

Olá, mundo!

Fruto de herança histórica ou da má constituição ao longo dos anos, a Educação no Brasil divide opiniões e torna as ações das esferas governamentais polêmicas. Atualmente o discurso se volta para a inclusão ao processo, seja de pessoas ou classes sociais. Mas esse quadro é bem recente, pois na História do país nem sempre a realidade foi essa.

Após a conquista dos ideais de liberdade e com a abolição da escravatura, o país iniciou um processo imediato de reestruturação, tomando por base as classes sociais nobres que viviam principalmente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Com esse objetivo, era necessário um modelo de sociedade para moldar as outras áreas na mesma linha.

Dessa forma, quem detinha o acesso às oportunidades relacionadas à educação e orientação profissional eram os filhos e netos dos representantes das classes mais abastadas da época. Quem não possuía o perfil ou não se enquadrava nos moldes sociais estabelecidos no período pós-escravista estava excluído do processo de educação do país.

Por outro lado, esse processo não vingou, pois a sociedade desenvolveu e a população inicialmente marginalizada passou a compor efetivamente o meio social idealizado pelos nobres senhores.

A necessidade de considerar fatores culturais, sociais e econômicos e a pressão de intelectuais e profissionais que não compartilhavam desta idéia forçaram o poder público a mudar de postura e tentar corrigir as falhas na constituição da educação.

Os efeitos negativos das políticas públicas do final do século XIX até as primeiras décadas do século XX sobre os rumos da educação brasileira causaram traumas que ainda não foram sanados e que, provavelmente, levarão muitos anos para serem extintos. Este fato justifica o esforço contínuo das esferas governamentais de minimizar os prejuízos causados ao processo de formação da educação no Brasil e, de maneira específica, aos sujeitos que devem ser contemplados por ela. A solução para o problema não será aplicada em um curto prazo. Será necessária uma discussão aberta, sem disfarces e objetiva para modificar a base da educação no país e, conseqüentemente, atingir resultados satisfatórios na ponta.

Comentários (1)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021