Blog

A combinação de valores

Olá, mundo!

Pensando em formar equipes ou montar um novo negócio? Parabéns! Sua iniciativa é excelente no contexto de mercado em que nos encontramos atualmente. Mas o que seria necessário nessas primeiras etapas da implantação de sua empresa? Todo estudante de Administração, ou graduações correlatas, já aprendeu o que é o cartão de visitas de uma empresa: missão, visão e valores. Algumas colocam metas e objetivos, mas nem é tão necessário como forma de apresentação da empresa.

Vou falar detalhadamente sobre cada um desses itens, mas gostaria de ressaltar, antes de tudo, a importância do terceiro. Os valores da organização são de suma importância para o relacionamento que você estabelecerá com seus clientes. O conceito de valor hoje está relacionado diretamente ao comportamento das empresas tanto em relação à sociedade, à livre concorrência, ao meio ambiente e a forma como se relaciona com parceiros e concorrentes.

O cliente busca, além de serviços e produtos, uma empresa onde ele encontre segurança, respeito, ética e transparência. Há outros valores que dependerão de cada empreendimento, mas esses que já foram citados são exemplos de valores que devem ser pré-requisitos de todas as organizações. Se o cliente não se satisfaz ou não consegue encontrar na empresa estes valores, tenha a certeza de que ele procurará outra, e outra, até encontrar.

Então, vamos entender um pouco do que se trata cada item específico nesse processo de nascimento do seu negócio:

Missão – A missão é o carro-chefe da empresa. Ela expressa o motivo principal da existência de seu negócio e o que suas atividades propõem. Por exemplo, a missão do site marcelaconceicao.com é produzir conteúdo de qualidade sobre temas do mercado de trabalho e oferecer serviços virtuais de gestão de carreira.

Visão – A Visão, como o próprio nome já diz, é onde a empresa se enxerga no futuro, daqui a cinco ou dez anos. É o objetivo maior a ser alcançado em um determinado período. Mostra até onde a organização pretende chegar.

Valores – Os valores, como já citado, expressam na teoria o que as organizações devem provar na prática, nas atitudes diárias em relação à sociedade, aos parceiros, ao meio ambiente, à concorrência e, especialmente, aos clientes. Devem ser pensados e expostos ao público com muito cuidado, pois podem determinar o sucesso no seu relacionamento com os diversos campos sociais.

Não adie o momento de apresentar estes três itens aos seus clientes e parceiros. Eles precisam saber qual é a personalidade da sua empresa.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021