Blog

O que é “ser profissional”?

Olá, Profissionais!

Ambiente de trabalho, lugar onde colegas se tornam amigos na vida pessoal. Bom ou ruim? Nem tão bom, nem tão ruim. Nós, brasileiros, somos essencialmente um povo emotivo e a despeito das peculiaridades regionais, nos envolvemos facilmente com as pessoas no ambiente de trabalho.

Seria muito fácil se todos agissem de maneira racional e mecanicista a maior parte do tempo, mas como seres humanos que somos não é assim que acontece na prática. Sempre haverá momentos nos quais as atitudes profissionais do outro poderão nos decepcionar ou nos surpreender. E a resposta pode ser encontrada em várias razões.

  • A primeira delas é a imagem que, inconscientemente, pré-julgamos ou pré-concebemos das pessoas. Muito mais por conveniência nossa que pela realidade, somos levados a idealizar perfis e personalidades que estão mais próximas a nós. Erro gravíssimo! O primeiro passo do relacionamento profissional como devidos profissionais é estar mais aberto a conhecer o outro como ele realmente é.
  • A segunda razão é o que eu chamo de incompatibilidade de opiniões. Ainda com os resquícios das idéias que formamos previamente sobre uma pessoa, fica mais difícil aceitar e se esforçar para entender o posicionamento dela em relação a determinados assuntos. Cada pessoa cresceu em um contexto diferente do nosso e é absolutamente natural que pense diferente em algumas questões. E isso não significará ignorância, erro ou falta de conhecimento da parte dela. Pensar diferente alimenta o conhecimento, nos faz mais experientes e maduros profissionalmente.
  • A terceira razão está no campo comportamental. Se você sabe o momento de ser descontraído no ambiente de trabalho não espere que os outros também saibam disso. Quem nunca teve aquele colega “mala-sem-alça” que adora contar piadas nos momentos de maior seriedade no trabalho? Esse é um sujeito muito comum de se ver dentro das organizações. Mas atenção! Este é o perfil que, entre os menos profissionais, não é o pior. Cuidado mesmo você deverá tomar com o perfil “confidente”, aquele que se faz de amigo e tece, com freqüência, comentários infames e maldosos sobre o chefe ou os demais colegas de trabalho. Essa pode ser uma famosa estratégia para fazer você agir da mesma forma e acabar se prejudicando.

O profissionalismo está diretamente ligado à ética. Se você não entende os códigos de conduta em meio social, familiar e, especialmente, corporativo, não terá a habilidade de desenvolver a atitude necessária para conviver bem com seus colegas de trabalho.

Por Marcela Conceição

Comentários (1)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021