Blog

A Ética na Globalização 3.0

Olá, mundo!

De volta à ativa e com muita energia, compartilho com vocês, leitores e visitantes, mais uma novidade do site para 2011: a Coluna Executiva. Uma vez por semana escreverei sobre um tema de interesse geral de profissionais ao redor do Brasil e, quiçá, do mundo. Esta é uma coluna mais informativa do que os artigos semanais. Aqui postarei textos maiores, a fim de levar até você que me observa informação, conhecimento e experiências.

Hoje vou falar de um tema comum, recorrente e, ao mesmo tempo, delicado. Ética profissional. Mas vamos conversar sobre isso de um jeito diferente? A ética que discutíamos até uns dez anos atrás não é a mesma ética que precisa ser discutida hoje? Do meu ponto de vista o conceito de ética não é mutável. O que muda são os diferentes contextos a partir dos quais esta ética pode ser aplicada. Hoje vivemos um momento de volatilidade de informações, idéias e dinamismo nos negócios.

É necessário apreender inúmeras habilidades e competências e em algum momento isso pode atrapalhar nosso comportamento ético. O que pode estar fora de moda para algumas pessoas, está super em alta para as empresas. Você nunca sairá perdendo por agir eticamente. Transparência, sigilo de informações e honestidade ao dialogar com seus colegas de trabalho pode ser a chave do sucesso profissional e consolidação de sua carreira.

Eu já vivi isso na pele. No meu último emprego, deixei muito claro para o avaliador e gestor que corria o risco de ficar poucos meses na empresa, em virtude da aprovação em um concurso público. Resultado: passei na entrevista e consciente de minha posição, o gestor resolveu me admitir. Isso poderia ter terminado de uma maneira diferente e eu poderia não ter sido escolhida para assumir o cargo na empresa.

Riscos que todo profissional corre, porém a imagem que você constrói de si mesmo com atitudes tão simples e objetivas pode fazer a grande diferença no decorrer de sua carreira. Pense na ética como princípio fundamental que rege sua vida e o comportamento ético em sua carreira será uma consequência natural. Você é responsável por sua vida profissional, portanto, tenha muita prudência em suas ações.

Como sugestão de exemplo lúdico, deixo o filme “A Proposta” (The Proposal, 2009), com Sandra Bullock e Ryan Reynolds. Aproveite o domingo, assista um filme e reflita sobre o assunto!

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021