Blog

Consultoria de Idiomas

Olá, mundo!

Hoje iniciamos mais uma etapa deste projeto e estreamos mais uma novidade para 2011 no site. Esta é a coluna Job Interview, que todas as quintas-feiras levará até você entrevistas especiais com profissionais de diferentes áreas de atuação no mercado.

Um mercado que a cada dia está mais globalizado, mais dinâmico e com informações voláteis. Não perca a chance de conhecer mais sobre as profissões que interessam você. Hoje vamos começar com a entrevista realizada esta semana com uma Consultora de Idiomas.

Você sabe tudo o que este profissional é habilitado a desenvolver? Se não, este é o momento e, se sim, conheça um pouco mais. Espero que vocês gostem, tirem dúvidas e aproveitem tanto quanto eu gostei de fazer a entrevista.

Boas descobertas!

Nome: Carla Lopes
Profissão: Consultora de Idiomas
Idade: 33 anos
Cidade: Belém

Marcela Conceição: Há quanto tempo você trabalha como consultora de idiomas?

Carla: Há 13 anos.
MC: Como funciona seu trabalho?

C: Eu leciono em uma escola, ministro aulas particulares e faço tradução de textos técnicos em Língua Inglesa.

MC: O que mais motivou você a optar por essa profissão?

C: Eu acredito que eu fui encaminhada para isso. Minha avó era professora e achava que todos deveriam ter uma profissão de imediato. Então, acredito que foi um estímulo da avó. Fui conduzida a isso.
MC: Quais habilidades são essenciais em sua área de atuação?

C: Fluência no idioma, domínio gramatical, didática e experiência profissional.
MC: Como é a rotina de trabalho no dia-a-dia de um consultor de idiomas?

C: O horário é bem flexível , no meu caso, pois atualmente estou trabalhando em apenas um colégio às terças e quintas, pela manhã e pela tarde, atuando no ensino fundamental. Atualmente possuo horários disponíveis às segundas, quartas e sextas.
MC: Que parte de seu trabalho deixa você mais realizada?

C: O retorno dos alunos, o feedback. Quando você vê que o aluno está aprendendo, por exemplo, ele está compreendendo as frases, entendendo o que escuta em inglês,etc.  alcançado seus objetivos é muito gratificante.
MC: Ser uma consultora de idiomas permite que você desenvolva outra atividade profissional?

C: Sim, pois os horários são flexíveis.
MC: Você exerce a liderança e a proatividade em seu trabalho?

C: Sim.
MC: Que qualidades suas ajudam em seu trabalho?

C: Eu sou comunicativa, extrovertida, educada, simpática, atenciosa e muito responsável.
MC: Que defeitos seus atrapalham seu trabalho?

C: Não sou muito pontual e às vezes atraso, mas isso só acontece quando é um compromisso extraordinário, fora da minha rotina. Embora eu considere  um defeito, nunca tive problema com horário nos lugares onde trabalhei.


MC: De que maneira você lida com seus defeitos, a fim de que eles não prejudiquem sua atividade?

C: Procuro refletir sobre as conseqüências que isso pode trazer, tentando ser mais organizada e mais disciplinada.
MC: Você considera seu comportamento no trabalho ético? Exemplifique.

C: Sim. Sempre agi da forma correta nas empresas onde trabalhei, nunca me envolvi com pessoas do trabalho, procuro ter uma postura correta, ética, bem profissional, além de guardar com sigilo as informações individuais dos alunos.

MC: E quanto à remuneração? Você considera satisfatória?

C: Não considero, até mesmo pela minha formação (graduada em Letras habilitação Inglês-Português e possui pós-graduação em Lingüística aplicada ao ensino da Língua Inglesa). Não são todas as pessoas que possuem pós-graduação nessa área.

MC: Que mensagem você gostaria de transmitir aos nossos leitores, caso um deles se interessasse em ser um consultor de idiomas?

C: Que é uma carreira muito gratificante, quando você se identifica com o trabalho, embora o retorno financeiro não seja muito bom, mas a satisfação compensa. É bom trabalhar com pessoas de diferentes faixas etárias.

As pessoas interessadas em receber orientação em trabalhos em Inglês, Abstracts, traduções de textos técnicos,  Inglês Instrumental (orientação para provas de mestrado e doutorado), direcionamento do idioma para viagens, conversação ou  negócios, podem entrar em contato diretamente com a consultora de idiomas Carla Lopes por meio do endereço eletrônico: olivlops@hotmail.com.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021