Blog

Sua Pós-Graduação em 2011

Olá, Profissionais!

Início de ano traz a sensação de renovação, de que podemos fazer tudo diferente e melhor. E isso é maravilhoso. O que a gente consegue resolver em nossa cabeça, é mais fácil realizar com atitudes. E para quem acredita que 2011 será um ano produtivo e de crescimento profissional, segue uma breve explicação sobre os tipos de pós-graduação lato e stricto sensu e os profissionais que devem optar por cada tipo.

Especialização – Pós-graduação na modalidade lato sensu, com o objetivo de garantir ao profissional um aprendizado mais profundo em uma determinada área. Uma pessoa só pode receber o título de especialista caso a instituição seja credenciada e reconhcida pelo Ministério da Educação. Carga horária mínima de 360 horas para esta modalidade.

Duração – Geralmente entre um ano e um ano e meio.

Perfil – As especializações são procuradas pela maioria dos profissionais que buscam consolidar sua carreira no mercado e por serem de curta duração, podem ser cursadas com focos diversos pelos profissionais.

Master in Business Administration (MBA) – Também é uma pós-graduação na modalidade lato sensu e equivale a uma especialização específica para as subáreas da Administração. Existem inúmeros cursos de MBA no mercado atualmente e os valores também são variados. As principais instituições que oferecem MBA ou MBA Executivo no Brasil são Fundação Getúlio Vargas – FGV e Ibmec.

Duração – Entre um ano e meio e dois anos.

Perfil – Os profissionais que mais buscam cursos MBA são os executivos de grandes empresas, consultores empresariais e empresários, mas qualquer profissional que desenvolva sua atividades na área administrativa ou afins pode cursar um MBA.

Mestrado – Modalidade stricto sensu. Atualmente há, no Brasil, dois tipos de mestrado: o acadêmico e o profissional. O mestrado acadêmico é recomendado para pessoas que pretendem ingressar na docência do ensino superior ou desenvolver-se como pesquisador. Já o mestrado profissional, garante um estudo mais sólido com foco no dinamismo do mercado de trabalho. Sua validade deve ser obrigatoriamente referendada pela CAPES.

Duração – Geralmente dura dois anos.

Perfil – Para o mestrado acadêmico, são pessoas recém-graduadas ou com alguma especialização, que optam por seguir na carreira de professor ou pesquisador universitário. Já o mestrado profissional é indicado para profissionais com objetivos de aplicarem inovações de base tecnológica, humana ou administrativa no ambiente empresarial.

Doutorado – Modalidade stricto sensu, com o objetivo de formar pesquisadores e profissionais altamente capacitados para ministrar atividades docentes no ensino superior. Geralmente é procurado por professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior – IES.

Duração – Dura entre 4 e 5 anos, dependendo da área estudada.

Perfil – Professores do ensino superior com objetivo de consolidar a carreira acadêmica e ingressar na pesquisa científica.

E depois do doutorado? Há pesquisadores e docentes que, para enfatizar sua área de conhecimento, decidem fazer uma extensão ao doutorado, chamado pós-doutorado. E geralmente são cursados fora do Brasil, em universidades renomadas dos Estados Unidos e Europa.

A partir dessa explicação de cada modalidade de pós-graduação, já vai ficar mais fácil escolher a sua para este ano, certo? Sucesso e boa sorte!

Por Marcela Conceição

Comentários (1)

  1. Adorei a coluna Marcela, eu pretendo fazer minha pós-graduação também, inclusive eu até tentei na ICSA na UFPA mas infelizmente perdir a data p/ entrevista e concorrer assim a vaga de Especialização em Gestão Financeira Empresarial, mas tudo bem haverá outra oportunidade!!!

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021