Blog

Vestido para o sucesso

Olá, mundo!

Assunto muito debatido no meio corporativo e de suma importância para todos os profissionais, a roupa escolhida para o trabalho é um detalhe primordial na construção de sua imagem. Então, pensando na minha empresa, no meu estilo e no mercado, que roupa eu devo usar que se adequa mais ao meu estilo?

Cada profissional pode incutir sua personalidade no seu modo de se vestir e a isso chamamos estilo. E será que é possível estar bem vestido para o trabalho, sem usar uma roupa com a qual eu não esteja à vontade? Totalmente possível e saiba porquê.

1. O mais importante é conhecer sua área de atuação e o segmento onde sua empresa está inserida. Por exemplo, se você é engenheiro e trabalha diretamente monitorando as construções in loco, não há razão para vestir terno e gravata. Uma camisa de botões e manga curta com jeans é uma boa escolha.

2. Aos homens, ter bom senso nas combinações de acordo com o segmento. Escritórios, bancos e empresas multinacionais exige um estilo mais sóbrio, ou seja, recomendável camisa de mangas compridas e gravata e, dependendo da posição ocupada, é necessário terno.

3. Às mulheres a situação é bem delicada e o assunto deve ser tratado com cuidado e bom senso. Mulheres são sempre mas vulneráveis a situações de constrangimento moral no local de trabalho e, a fim de que isso não ocorra, a roupa deve ser a mais discreta possível. Nem preciso dizer que decotes e transparências estão totalmente descartados, preciso?

4. Profissionais de empresas e instituições vinculadas a atividades artísticas e culturais têm mais liberdade para usar cores e estilos mais descontraídos, porém o bom senso deve prevalecer e as regras anteriores também valem aqui.

E quanto a estagiários e profissionais que passam por programas de trainee? A roupa torna-se ainda mais relevante, pois estas pessoas estão em busca de uma colocação profissional e o momento de estágio é a melhor oportunidade de mostrar seu talento, compromisso e profissionalismo com aquela que poderá ser sua futura profissão.

A sua roupa não pode provar a ninguém sua competência, mas sua boa aparência é capaz de conquistar a credibilidade daqueles que podem ajudá-lo a inciar uma carreira de sucesso.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021