Blog

Comunicação Empresarial

Olá, mundo!

A sua comunicação corporativa é eficiente? Se você não sabe responder, a resposta já é negativa. Sabemos que nossa comunicação dentro de organizações funciona quando as pessoas atendem em curtos prazos atividades que solicitamos.

Por exemplo, se o e-mail que você escreve chega ao destinatário, mas ele não consegue cumprir exatamente o que você pediu, a situação é um pouco pior do que você imaginava. A comunicação empresarial ainda é um dos fatores de complicação no ambiente organizacional.

Pesquisas apontam que mais da metade das pessoas que escrevem e-mails corporativos não consegue redigir de forma eficaz. Isso impede que a pessoa que lê  e-mail entenda o que você quer dizer. E-mails são correspondências eletrônicas e, para otimizar tempo e energia, eles devem ser curtos, claros e muito objetivos.

O campo “assunto” deve ser muito objetivo, caso contrário, seu e-mail corre o risco de nem ser lido. O corpo do e-mail deve responder, de forma muito sintética, às perguntas: o que, por que, como, onde, onde e quando. Exercite isso em suas redações eltrônicas diárias e, provavelmente, seu tempo será mais bem aproveitado e as atividades serão cumpridas dentro dos prazos estipulados.

Quanto a convocações e convites para reuniões e eventos corporativos, há um problema sério. Em muitas organizações a participação dos colaboradores ainda é insuficiente e, por maior que seja seu esforço em divulgar, as pessoas não comparecem em peso. O que fazer? Uma possível solução é criar formas eficientes de comunicação. Solicite a ajuda da unidade de RH, por exemplo.

Elabore pequenos convites coloridos e criativos, com textos pequenos e atrativos e anexe ao contracheque dos colaboradores, por exemplo. Pelo menos você terá a garantia de que todos verão o convite e tomarão ciência do acontecimento.

Além disso, aproveite momentos de reunião (formal ou informal) com todos os colaboradores para divulgar os eventos. Essas são algumas maneiras de fixar essas informações na cabeça de todos e manter o assunto em pauta até a véspera, a fim de conseguir grande participação.

Torne a comunicação de sua empresa mais rápida, eficiente e atrativa. Com certeza você motivará seus colegas a se adequarem e usar novas ferramentas.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021