Blog

Como escolher um emprego

Olá, Profissionais!

Como em todo o início de semana, escolho um tema para dialogar com vocês e ajudá-los a orientar escolhas importantes que devem ser feitas ao longo da carreira. Então, vamos lá? Você já pensou nas motivações que o levam a aceitar uma proposta de emprego?

Além da oferta salarial e dos benefícios sociais, você já imaginou como a rotina em seu trabalho pode fazê-lo se apaixonar ou repudiar sua equipe? Essas são questões importantes no momento de optar por um ambiente organizacional. No Brasil, a maioria das pessoas ainda encara o trabalho como forma de conseguir dinheiro.

Eu já mencionei em artigos anteriores que o dinheiro não deve ser a finalidade principal de seu trabalho e, sim, a consequência. Se ao longo de um ano, você não receber nenhuma proposta de promoção, bônus por desempenho ou similares, preocupe-se, pois você corre o sério risco de estar se tornando mais um na multidão.

A empresa é o lugar onde você passará maior parte do seu dia e se este local não for agradável a você, não aceite. Com certeza haverá um profissional que se enquadrará melhor ao perfil exigido. Então, pense bem antes de aceitar uma proposta de emprego, com o qual você deseja ser bem remunerado. Seguem algumas dicas:

1. Informe-se antes – Muitos profissionais ainda vão à entrevista sem nenhum conhecimento da organização onde pretende trabalhar. Saber onde você quer desenvolver sua carreira é essencial, pois se a missão, a visão e os valores da empresa não forem compatíveis com os seus, você nem precisa prosseguir. Você ganha tempo e poupa o dos recrutadores;

2. Avalie o perfil exigido – Não seja o profissional curinga, que se adequa exatamente a qualquer tipo de empresa e a todos os segmentos da economia. Tenha identidade e busque oportunidades em organizações que atuem em áreas compatíveis à sua. Sua chance de ser bem-sucedido aumentará bastante;

3. Conheça os clientes – Busque informações específicas da empresa como, por exemplo, quem são seus clientes fiéis e potenciais, pois isso o ajudará a desenvolver suas atividades na direção certa e ajudará você a ser mais objetivo em suas ações na empresa, caso decida investir na oportunidade;

4. Conheça a equipe – Obviamente em uma empresa multinacional, é impossível conhecer todas as pessoas e todas as equipes, porém tente concentrar-se na equipe da filial onde você deseja trabalhar, especialmente os profissionais diretamente envolvidos na área para a qual você está se candidatando. Você entrará na organização muito mais bem preparado;

5. Conheça o gestor – Por fim, busque informações sobre seu gestor, pois ele é a pessoa responsável por conduzir a equipe e gerar harmonia entre a equipe. Ter um líder que você admira é o ponto de partida para estabelecer uma parceria de sucesso.

Escolher um emprego não é uma tarefa fácil e, para alguns, isso pode soar fora da realidade, mas eu realmente acredito que o profissional 3.0 não enfrenta dificuldades para conseguir emprego e pode dar-se ao luxo de escolher, pois é disso que dependerá seu sucesso ou (o que não queremos nunca) seu fracasso.

Tenha um excelente domingo e uma semana de muitas conquistas no trabalho e na vida!

Por Marcela Conceição

 

Comentários (2)

  1. Queridos profissionais, de fato, esta abordagem é de extrema relevância quando pensamos em mudar de emprego. Devemos considerar se nosso perfil se adequa à cultura da organização, evitando, assim, frustrações futuras. Em especial, devemos considerar o item 5 (conheça o gestor) já que o gestor tem grande influência na disseminação da cultura da empresa. Pessoalmente, ele pode impulsioná-lo ou frustrá-lo profissionalmente…

  2. Obrigada pela contribuição, Monalisa! Sem dúvida, ter responsabilidade e maturidade para optar por uma vaga de emprego é uma atitude inteligente que poupa o profissional de transtornos futuros e atrasos na carreira.

    Um grande abraço, querida!

    Marcela Conceição

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021