Blog

Lições de Disciplina

Olá, queridos leitores!

Se existe uma coisa na vida que nos ajuda a conquistar nossos sonhos e nossos planos mais ousados, essa coisa se chama disciplina. Com o tempo passamos a perceber que quanto mais você realiza atividades de forma dedicada, compenetrada e focada, mais rápido os objetivos são alcançados e mais qualidade o trabalho terá. A cultura brasileira nos ensina a seguir religiosamente o internacionalmente conhecido brazilian smart way, ou para nós brasileiros, o velho e bom (?) jeitinho brasileiro. Mas até que ponto o jeitinho brasileiro funciona?

Entregar relatórios no último dia, deixar para escrever um trabalho importante a menos de um mês de terminar o prazo, buscar formas escusas de conseguir alguma coisa ou, até mesmo, tirar proveito de situações para atingir metas no trabalho e na vida entre outros exemplos muito conhecidos no nosso dia-a-dia. Em todos esses momentos é possível seguir outro caminho. A questão é que o outro caminho sempre é o mais tortuoso, sempre é o mais difícil, e quase sempre o mais doloroso. Em compensação, o resultado tem um sabor muito melhor.

Na vida, tudo aquilo que é conquistado com sacrifício e com dificuldade é sempre muito mais valorizado. E ninguém nunca vai entender isso tão bem quanto você, pois a experiência é muito pessoal, é muito íntima e as emoções envolvidas são só nossas. Disciplinas é uma habilidade que algumas pessoas, pelo meio em que são criadas, adquirem desde cedo, mas na vida adulta também pode ser desenvolvida, embora mais difícil.

Na vida adulta, as responsabilidades aumentam e, por consequência, o cansaço e a preguiça. No Brasil, a sexta-feira é comemorada como um prêmio. Um prêmio aos “cativos” do trabalho durante a semana, um prêmio ao fim da “tortura semanal” onde o cenário são as empresas, os escritórios, as fábricas… Uma breve ilusão de que tudo vai ser melhor, de que você terá liberdade para fazer tudo o que deseja em dois dias. Mas dois dias? Sim, por isso a ilusão é breve e na segunda-feira tudo volta ao normal.

Mas quem disse que o normal precisa ser chato? Discipline-se a ordenar suas atividades, discipline-se a estar bem disposto em uma segunda-feira onde nas organizações as caras de ressaca chegam a ser quase unânimes. Discipline-se a ser comprometido em primeiro lugar com seus interesses e, em segundo lugar, com o que está ao redor. Disciplina é vivência diária e focada de atividades com as quais você não está acostumado.

É como fazer exercícios físicos sem mudar velhos e viciosos hábitos alimentares. Quando você entende que para estar bem, saudável e, por conseguinte, com um corpo e aparência mais bonitos, é necessário abrir mão do que engorda e faz mal e aliar isso à prática de exercícios físicos periódicos, você também entende a importância de cortar “gordurinhas” em outras áreas da sua vida e exercitar periodicamente as ações que levam ao sucesso de uma meta.

A sexta-feira para mim é boa e me deixa feliz, assim como a todos ao meu redor (acredito), porém por motivos muito diferentes. Pense nisso e tenha um excelente final de semana e uma excelente vida inteira!

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021