Blog

O preço do sucesso

Olá, queridos leitores!

Tudo na vida possui um preço e, por trás deste, um custo. Muitas vezes alto e geralmente quanto mais alto, mais retorno nos traz. Em pouquíssimos anos de carreira em construção (e expansão), posso falar de algumas coisas que me são muito claras quando se trata de sucesso.

Como um dito popular, o “sucesso só vem na frente do trabalho no dicionário”. E é verdade. Pessoas bem-sucedidas e que alcançam um sucesso que se mantém por um longo tempo, certamente são pessoas que abdicaram anos da vida dedicando-se aos estudos, investindo em conhecimento, em parcerias profissionais frutíferas (ou não, e neste caso o fracasso também agrega muito a quem sabe a melhor maneira de superá-lo) e, especialmente, em relacionamento.

Eu não conheci até hoje uma pessoa bem-sucedida que não fosse boa em relacionamento e observem: aqui eu não falo de simpatia ou carisma (embora estas sejam características importantes também), mas eu falo de relacionamento. Saber lidar com as pessoas, sem máscaras, sem encenações, sendo apenas você mesmo. Quem sabe se relacionar bem sai na frente dos demais.

Contudo, destacar-se e obter resultados de sucesso no trabalho custa caro, pois o ambiente corporativo de todas as naturezas (da multinacional às organizações do terceiro setor) é cheio de pessoas que não agregam valor e que cultuam sentimentos danosos aos que produzem. Apoiar o outro na adversidade não é algo difícil, todavia celebrar a vitória do outro muitas vezes incomoda.

Diante de tais situações, como agir para combater e superar este tipo de problema? Eu sugiro a velha e boa máxima de que o “segredo é a alma do negócio” (vejam como hoje eu estou boa de sabedoria popular…). Duas dicas importantes:

1.    Não compartilhar com ninguém projetos profissionais de inovação ou que destaquem qualidades pessoais até que estejam concluídos e implementados;
2.    Usar da sabedoria e discernimento e posicionar-se de maneira profissional, respeitosa com os demais colegas e humilde ao ser elogiado em público por um trabalho positivo.
Com certeza isso não excluirá as pessoas mal intencionadas da sua vida, mas pode fazer com que você seja visto de maneira diferente e que estas pessoas passem, inclusive, a respeitá-lo.

Tenham uma ótima semana, sucesso e muita sabedoria para saber como lidar com ele!

Por Marcela Conceição

Comentários (1)

  1. Marcela, excelente artigo, muito bem escrito e idéias altamente pertinentes. Realmente para se ter sucesso, as habilidades técnicas são apenas o essencial. A estrutura emocional e de caráter fazem toda a diferença. Parabéns!

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021