Blog

A importância do registro

Queridos leitores,

viver no Brasil e ser profissional em um país como o nosso é saber que teremos que cumprir regras e normas formais e, também, as não formais. Em culturas nórdicas, por exemplo, existe uma relação social estabelecida sem leis, mas que valem muito para o reconhecimento individual, familiar e contam para o relacionamento entre eles. No Brasil, somos orientados desde a infância a ter sempre um pé atrás com as aparentes boas impressões das pessoas, a nunca assinar nenhum documento antes de ler e, especialmente, a registrar tudo o que for possível, caso possamos utilizar as informações no futuro. Mas, quem de fato faz isso?

No ambiente corporativo, os registros são altamente estimados e criar o hábito de gerar pequenos relatórios diários podem ajudar a solucionar problemas que vez por outra surgem nas organizações. Além do registro mais comum de entrada e saída de documentos, é interessante listar fatos e ocorrências com data e horários para, caso seja necessário, ser usado como fonte de pesquisa e solução de problemas.

A importância do registro garante um ambiente de organização e de processos bem definidos, o que faz com que você e sua equipe ganhem tempo e cheguem mais rápido aos resultados alcançados. No meu último emprego, um colega de trabalho da área de suporte de TI trabalhava exatamente assim com sua equipe. Quando um empregado ou estagiário saía para atender um chamado de uma área e encontrava a sala trancada, deveria retornar ao seu posto e colocar a ocorrência no relatório do dia. Depois, quando a reclamação surgisse, esse empregado tinha como defender-se e argumentar que houve um número x de tentativas, mas a sala estava sempre fechada e sem nenhum responsável para atender.

Atitudes como essa melhoram a qualidade do seu trabalho e permitem que você exercite a objetividade em suas tarefas, sem ter que se tornar um robô, é claro. É apenas uma forma simples e responsável de realizar seu trabalho.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021