Blog

Coerência de discurso

Queridos leitores,

quer conquistar a confiança do chefe e o respeito dos colegas? Minha sugestão (prefiro não usar a palavra conselho, pois fica meio impositivo) é que você passe a ser coerente em suas ações. Lembra de político em campanha eleitoral, que diz que faz e acontece e quando é eleito simplesmente faz tudo ao contrário ou, simplesmente, não faz? Pois é, eu estou certa de que não é assim que você quer ser visto e muito menos ser comparado com políticos, não é?

Então, você pode começar exercitando este comportamento no dia-a-dia e nas pequenas situações de seu trabalho. Por exemplo, existe uma orientação da área neurolinguística que diz que quanto mais nos comprometemos a fazer várias atividades ao mesmo tempo, mais causamos estresse emocional a nós mesmos. Então, comece aprendendo a dizer não. Um não dito de forma gentil, justificada pode evitar dores de cabeça a você sem necessidade. Há casos em que não há como dizer não, por exemplo, pedidos de chefe e atividades inerentes à função de cada um, mas ainda assim, você deve priorizar. Ser sincero e dizer que não terá condições de fazer alguma coisa é melhor do que prometer que vai fazer e não garantir.

Outra atitude que deve ser observada na rotina de trabalho são os comentários opinativos, como “Você deveria fazer assim, porque se fosse eu…”. Evite dar opiniões anunciando aos quatro ventos o que você faria ou deixaria de fazer. Já ouviu a expressão “siri em lata”? É exatamente a metáfora usada para comparar a pessoa que fala demais e não age com o comportamento de um siri em uma lata, que bate muito a lata, parecendo até que vai perfurá-la, mas sem efeito algum.

E além disso, a atenção deve estar totalmente voltada para o que você fala. Mais do que palavras, no ambiente de trabalho o que mais conta são atitudes, são as ações. Fazer o que deve ser feito é cumprir com o mínimo em suas obrigações no trabalho. E fazer o que não é exatamente sua obrigação, surpreende a todos e faz com que passem a ver você de outra maneira, com mais atenção. Ser coerente com o discurso que se prega demonstra força de caráter, ética e profissionalismo.

Muito mais interessante ser lembrado por essas características, não é?

Por Marcela Conceição

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021