Blog

Como as empresas contratam?

Caros leitores,

hoje cedo um dado já conhecido me chamou a atenção no telejornal matinal daqui do Rio: vocês sabiam que 41% dos profissionais no estado do Rio de Janeiro são demitidos por problemas de postura/relacionamento/liderança em um conjunto de cinco fatores principais? Acredito que muitos de vocês já imaginavam, porém com o resultado de uma pesquisa realizada por uma consultoria em recursos humanos, podemos entender melhor o que está acontecendo.

Depois do boom de orientação de carreira e comportamento profissional, de uns tempos para cá as revistas, os especialistas e os próprios profissionais estão questionando a validade dos processos seletivos que, apesar das dinâmicas de grupo, quase sempre priorizam a experiência e a competência técnica dos candidatos. Empresas analisam perfis e currículos e na maioria das vezes selecionam pelo segundo.

Competência técnica faz parte da especialidade intelectual de um profissional, mas em uma empresa, bem como em quaisquer outros ambientes de interação social, o bom relacionamento interpessoal (já batido) ainda é que garante solidez e a permanência deste mesmo profissional na organização. Lidar com pessoas é o trabalho mais difícil que existe e no mundo que vivemos todas as profissões exigem essa habilidade.

Eu ainda me lembro que na época da graduação alguns colegas da área de TI diziam que “ainda bem” que eles não teriam que trabalhar com pessoas e, sim, com sistemas, programas e máquinas. Será que hoje eles ainda acreditam nisso? Das duas uma: ou insistiram no erro ou tiveram de… aprender a lidar com pessoas. E se a gama de competências técnicas de um candidato garante sua entrada no mercado de trabalho, sem dúvida sua habilidade de liderar pessoas o faz crescer na carreira. Quanto a isso, não existem mais dúvidas.

As disciplinas mais humanas deveriam fazer parte de todos os desenhos curriculares de universidades ao redor do mundo, ainda que estejam formando engenheiros, analistas de sistemas e cientistas das áreas de exatas. Nenhuma empresa contrata um profissional para isolá-lo. Ela precisa de seu poder de comunicação, compreensão, negociação e adaptação. E você, profissional, invista no conhecimento e no desenvolvimento técnico e intelectual, mas entenda que o maior sucesso advém da forma como você cativa, inspira e motiva as pessoas para realizarem tarefas com um único objetivo.

Um ótimo dia!

Por Marcela Conceição

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021