Blog

Conhecimento: patrimônio intangível

Caros leitores,

um dia alguém disse que as pessoas podem tirar todos os bens que você possui, mas há um bem maior que elas não podem tirar de você: o seu conhecimento. E essa é uma verdade irrefutável. O conhecimento é algo que acumulamos ao longo dos anos de experiência, ao longo dos anos de vida e a partir dos relacionamentos que estabelecemos nos diversos grupos sociais aos quais fazemos parte.

Cada dia de nossa vida que ignoramos a importância de aprendermos uma habilidade nova ou de investirmos em um novo conhecimento pode significar no futuro uma oportunidade de ouro perdida simplesmente por falta de preparo. Aprender algo novo desperta áreas inexploradas em nosso cérebro, nos deixando mais atentos, mais inteligentes e com o raciocínio mais rápido. Alékm disso, novos aprendizados proporcionam maior capacidade de concentração e percepção.

Estar preparado para uma oportunidade exige uma construção que deve ser realizada dia apos dia. Jamais poderemos ser contratados em uma empresa que exige conhecimento de dois idiomas estrangeiros se paramos quando concluímos o aprendizado de apenas um. Ou, então, quando há exigência de uma pós-graduação e há cinco você está formado e ainda não iniciou um curso dessa natureza.

Se você terminou a faculdade, eu sugiro iniciar imediatamente um curso de pós-graduação ou um curso de idiomas. Pense, antes, nos objetivos de carreira que você pretende seguir. Se almeja carreira no mercado, em grandes empresas ou como consultor, procure investir em um MBA (Master Business in Administration), que corresponde a uma pós-graduação lato sensu. Caso tenha interesse em ser pesquisador ou construir carreira acadêmica, então, invista em uma pós stricto sensu. Se você souber o que quer ser e aonde quer chegar, os passos seguintes se tornam menos conflitantes.

O mais importante é ter em mente que independente do que você quiser fazer na vida, o conhecimento será seu maior recurso e seu maior patrimônio.

Sucesso e ótima quinta-feira!

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021