Blog

Gerando conteúdo

Queridos leitores,

depois de um feriado encurtando ainda mais a semana e com a temperatura mais baixa (neste momento 19º na cidade do Rio de Janeiro), a disposição para trabalhar, escrever e estudar aumenta proporcionalmente à queda da temperatura. Embora muitos acreditem que as estações mais frias favoreçam a preguiça, para mim elas são dinamizadoras de produtividade e inspiração.

Produzir conteúdo em qualquer área exige muito mais leitura, pesquisa e estudo do que uma inspiração mágica que muitos acreditam vir quando menos se espera. E como diria um professor marajoara que eu tive no Ensino Médio, “de onde menos se espera, de lá é que não vem”. Quando alguém diz que realizou algo fruto de inspiração, entenda que a inspiração veio porque antes dela houve um processo cognitivo com dedicação e anos de bagagem cultural.

O processo de criar algo, construir material intelectual ou, até mesmo comercial, exige preparo prévio, além de conhecimento e em alguns casos expertise. Os resultados só aparecem quando a dedicação e o comprometimento com um projeto são grandes o suficiente. Portanto, se você pretende gerar conteúdo (relevante), experimente estudar mais aquilo que você gosta, aprofundar-se em conhecimentos mais específicos e menos explorados. Busque praticar em seu trabalho novos métodos para uma mesma tarefa. Dê vazão à dimensão cerebral que você tem e explore tudo de um jeito novo e diferente.

Quando passamos a fazer a mesma coisa de maneiras diferentes, estamos ativando nossa capacidade de pensar e buscar soluções e, surpreendentemente ideias novas surgem e acontece, sem percebermos, o que chamamos inspiração. Visite museus, assista a peças de teatro, ande mais a pé, leia livros menos técnicos, veja menos filmes comerciais (ou mais, se você faz o estilo mais cult). Mas a minha melhor sugestão é sem dúvida o relacionamento.

Interaja com pessoas diferentes de você, conheça lugares diferentes e relacione-se com os habitantes locais. Todas essas coisas criam um repertório na sua cabeça que movimenta suas ideias, amplia seu vocabulário e sua visão de mundo. Passe a receber mais conhecimento antes de se torturar sob a pressão de ter que produzir alguma coisa o tempo inteiro. Às vezes tudo o que necessitamos é ouvir, ver e sentir.

Um ótimo dia a todos!

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021