Blog

Relatividade do tempo

Queridos leitores,

embora não pareça já estamos quase no meio do ano. E eu disse que não parece exatamente porque ainda percebo um ritmo lento em muitos profissionais. Ora ora, vamos agilizar porque há muita coisa a fazer e o tempo passa mais rápido do que um piscar de olhos. Na brevíssima história da minha vida, com minhas pouquíssimas experiências, tive pessoas, especialmente professores de áreas diferentes, que me deixaram marcas por orientações simples e, ao mesmo tempo, de extrema importância para o que se pensa da vida.

Aos quatorze anos, com a ajuda impagável dos meus avós maternos, pude estudar Inglês em uma escola de idiomas e realizar um dos meus grandes desejos: o de aprender uma língua estrangeira. Minha primeira professora nessa escola chamava-se Cristina e era bem parecida com a atriz Irene Ravache… talvez a forte lembrança deva-se à minha memória bastante fotográfica. A primeira coisa que ela disse na primeira aula, antes de iniciar o conteúdo, quando perguntada por um colega quanto tempo duraria o curso, foi: “O tempo vai passar de qualquer jeito. Se você não estiver fazendo nada e cinco anos se passarem, você não terá adquirido nada de novo. Porém, se você estiver estudando e os mesmos cinco anos se passarem, o seu ganho será inestimável.”

Isso nunca me saiu da cabeça e às vezes eu vejo pessoas protelando determinadas coisas na vida, pensando que daqui a um ano ou três meses podem começar. E por que esperar? Daqui a três meses aquela poupança que você poderia ter iniciado este mês já terá rendido alguma coisa. Ou o projeto com uma ideia diferente já poderá ser apresentado ao seu chefe. A diferença entre querer fazer e fazer de fato está baseada na atitude que você toma diante de cada situação. E isso ocorre em tudo na nossa vida, e torna-se mais perceptível na área profissional, onde a positiva convergência entre ideias, projetos e resultados depende inteiramente do tempo.

E o tempo pode ser seu melhor amigo ou seu pior pesadelo. Mas em tudo isso, a sua atitude é que vai dizer. Por isso o tempo é tão relativo, uma vez que a sua gestão depende das ações de cada um de nós. Valorize o tempo livre investindo em algo que agregue mais conhecimento e aprendizado a você. Em um final de semana você pode se surpreender com a quantidade de coisas que aprende em uma experiência ou em um livro, da mesma forma como as ideias surgem a partir da descoberta do que é novo.

Experimente usar seu tempo de maneira proveitosa e aguarde os resultados depois!

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021