Blog

Inteligência Cultural

Queridos leitores,

quantos de vocês possuem algum tipo de dificuldade no trabalho em equipe na empresa? Acredito que muitos. E quando trabalhar em equipe significa ter que conviver com as diferenças e limitações provenientes das peculiaridades culturais? É praticamente um desafio, mas desafios existem para ser cumpridos, caso contrário se tornam inúteis. Na última seman, 25/09, eu tive a oportunidade de participar de uma oficina sobre pró-equidade conduzindo um debate sobre um tema relacionado ao meu local de trabalho.

A oficina de pró-equidade faz parte de uma ação, da empresa onde trabalho, que tem como objetivo contribuir para o sucesso do programa de pró-equidade de gênero e raça, coordenado pelo Governo Federal. A oficina foi muito oportuna, especialmente porque eu fui convidada pelas pessoas responsáveis pela coordenação da oficina a participar da discussão e preparação da oficina. Apresentei a elas meu trabalho acadêmico de conclusão de curso sobre diversidade e inteligência cultural e disse que seria interessante um debate nessa área, uma vez que nosso local de trabalho era bastante plural, com funcionários de vários estados diferentes do Brasil.

A proposta funcionou e eu fiquei responsável por conduzir um debate a respeito do tema, utilizando o livro “Inteligência Cultural” como embasamento teórico e conceitual. Esperávamos um modesto grupo, mas para nossa grata surpresa, um grupo maior se reuniu após o almoço e o que era para ocorrer numa sala de aula, acabou passando para o auditório. O objetivo era apresentar o conceito de inteligência cultural como uma habilidade que deve ser desenvolvida por gestores atualmente.

Quem lidera ou pretende liderar equipes em qualquer organização, já pode começar a buscar ou sugerir à sua empresa a oferta de um treinamento nessa área. O objetivo é minimizar os impactos negativos nos membros da equipe, que são causados pela má administração das peculiaridades culturais de um determinado grupo. Já pensou nisso? Ainda não? Que tal levar essa proposta para sua empresa.

Por Marcela (Conceição) Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021