Blog

Santiago – sexto dia

Queridos leitores,

Hoje encerro as dicas de Santiago com os últimos passeios que fizemos, no sexto dia (sábado – 15/09/2012). Reservamos o penúltimo dia que passamos na capital chilena para conhecermos a Estação Central do Metrô, com muitas lojinhas de souvenirs. Nesse dia, andamos também pela linda e conservada Avenida Pedro de Valdívia, que corta a famosa comuna de Providência, considerada a de melhor qualidade de vida de toda a cidade de Santiago e, por fim, demos mais uma passeadinha no Parque Arauco Mall, o mega lindo shopping center santiaguino.

Bom, acordamos não tão cedo no sábado, pois o passeio ao Valle nos deixou bastante exaustos. Então, decidimos experimentar o metrô de Santiago. A linha de metrô da cidade é boa e, rapidamente, chegamos à Estação Central. Lá, encontramos uma infinidade de lojinhas vendendo lembrancinhas a preços bem atrativos. Na área externa à estação, encontramos uma feira a céu aberto com muitos itens regionais e comemorativos da Independência do Chile.

Almoçamos na Estação e, após o almoço, fomos também de metrô ao Palácio de La Moneda, sede da Presidência da República do Chile. Eu, particularmente, fiquei boquiaberta e estarrecida ao ver o tamanho da bandeira do Chile estendida em frente ao palácio. A bandeira era tão grande e tão imponente que emocionava só de ver. Tão grande quanto o amor e o patriotismo dos chilenos pelo país. Fotografamos muito e eu fiquei muito encantada. Nem em Brasília eu vi bandeira do Brasil tão grande como aquela…

Bom, prosseguimos e, caminhando, chegamos até a Universidad de Chile, lindo prédio amarelo e mjuito bem conservado, com uma arquitetura que remetia ainda ao Império Espanhol… encantador! Não tenho como explicar a emoção de ir nos lugares que muitas vezes estudamos nos livros. É indescritível! O sábado estava absolutamente calmo, com ruas desertas, até o momento em que fomos surpreendidos com um barulho ensurdecedor de um caça rasgando os céus da cidade em comemoração ao feriado iminente da independência. Ainda era dia 15 e o feriado seria no dia 18, mas eles estavam em ampla celebração. Nunca vi algo próximo no Brasil, nem no dia 7 de setembro, o que dirá três dias antes…

Depois, resolvemos pegar um táxi e caminhamos por toda a Avenida Pedro de Valdívia, linda, exuberante, um ar de cidade antiga, pessoas andando de bicicletas e muitas flores, muitas flores, nenhum lixo no chão. O que mais nos chamou a atenção foi a quantidade de universidades concentradas nessa avenida. Quando chegamos ao final dela, encontramos várias outlets de marcas como Nike, Adidas, Reebok, Puma, mas todas fechadas em virtude do feriado. Ficamos arrasados e decidimos voltar pro hotel.

Descansamos um pouco e saímos novamente, rumo ao Parque Arauco Mall, onde terminamos a noite comprando mais uns presentinhos na loja de departamentos Falabella. No dia seguinte, só tivemos tempo de organizar as malas e ir para o aeroporto, dessa vez sob a condução do filho do Sr. Carrasco. Chegamos com quase quatro horas de antecedência e ficamos desesperados ao ver o tamanho da fila do check-in da LAN. Resultado: não conseguimos embarcar porque a LAN operou overbooking em nosso vôo e fez algo que nos chateou: embarcou os chilenos que estavam saindo do país e foram deixando os brasileiros de lado…

Depois de idas e vindas, almoço pago pela companhia, outras comprinhas no free shop para compensar o tempo de espera (rs rs), estresse pela falta de profissionalismo, risadas com outros brasileiros, embarcamos às 19h para São Paulo (nosso vôo original era às 13h50)… Nosso vôo só tinha brasileiros, foi hilário. Bom, a despeito do ocorrido, o Chile é um país maravilhoso, e queremos voltar outras vezes, para conhecer o Deserto do Atacama, os Lagos Andinos… mas provavelmente consultaremos o calendário de feriados nacionais de lá antes. Isso vale para as outras viagens internacionais que planejamos fazer. Grande aprendizado!

Espero que tenham gostado das dicas e se ficou alguma dúvida, estou à disposição para ajudar!

Por Marcela Conceição Brito

 

 

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021