Blog

Você e seu líder

Queridos leitores,

Você já pensou nas pessoas que ajudaram você a compor o comportamento e a mentalidade profissional que você possui hoje? Sim, porque ninguém se torna o que é sozinho, por mais maduro, proativo e empreendedor que seja. Todos nós temos alguém que admiramos, seguimos ou que nos orientou a adotar práticas para atingirmos os objetivos profissionais mais desejados em nossa carreira. O que eu quero abordar hoje com você é a importância de se ter um mentor, líder, coach… Enfim, as denominações variam, mas a essência é a mesma: em quem nos espelhamos para crescer na carreira?

Às vezes a inspiração começa em casa. De repente você tem um pai ou uma mãe que foram exemplos de atitude, determinação, criatividade e empreendedorismo desde cedo e observem que eu não estou dizendo que você precisa ser filho do Roberto Justus ou do Eike Batista não! Muito pelo contrário, por anos tenho visto o quanto pessoas das classes C e D conseguem ser criativas e guerreiras quando o assunto é trabalho. Não tenho dúvida que muitos se espelham em seus pais.

Outras vezes o mentor surge na escola ou na universidade, quando você vê um de seus professores como alguém com conhecimento, prática e experiências que são coerentes com seu plano de carreira e que o ajudam diretamente no seu desenvolvimento e em quem talvez se espelhará ao longo de seus dias profissionais. E isso não é nenhum exagero, pois ser mentor é não comente inspirar e estimular alguém a segui-lo, como também acompanhar o desenvolvimento dessa pessoa até o momento de ela mesma talvez se tornar um mentor para alguém.

Seu líder também pode ser o seu chefe. Oras, por que não? A figura do chefe, muitas vezes temida e estereotipada em nossa sociedade (com mentalidade atrasada em relação ao trabalho) pode impedir que você veja seu próprio chefe como um mentor, alguém com muito a repassar a você em conhecimento, valores, experiência e atitude. Eu tive até hoje dois chefes que foram verdadeiros mentores na minha vida e nos quais me espelho como exemplos de chefes de família, líderes em suas áreas de atuação e excelentes gestores (outro detalhe: mentor e líder geralmente possuem todas as áreas de suas vidas alinhadas a seus valores e isso se traduz em família bem estruturada, reconhecimento profissional e respeito de toda a equipe de trabalho).

Outro espaço onde a liderança surge fortemente é a Igreja. Independentemente de qual for a sua religião, não é disso que quero tratar. Assim como em casa, na faculdade ou no trabalho, a Igreja também é um lugar onde grandes lideranças se levantam baseadas em propósitos e crenças e é exatamente esse o papel de um grande líder: mover um trabalho, inspirando pessoas que compartilham da mesma crença e dos mesmos valores.

Eu não consigo ver um líder que não consegue conduzir bem nem a própria vida, portanto, fiquem atentos nas pessoas em quem vocês podem e devem se espelhar. Muitas vezes elas têm muito mais do que conhecimento técnico para repassar e, sim, verdadeiras histórias bem-sucedidas de vida. Espero que vocês encontrem o seu líder!

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021