Blog

Leitura constante

Caros leitores,

É impressionante como ficamos mais inspirados a produzir no trabalho depois de lermos. Os benefícios da leitura são inúmeros e essenciais para a saúde mental e para o crescimento pessoal. Certa vez um amigo meu disse que precisava ler mais livros não-técnicos, pois estava ficando meio-burro. Eu achei engraçado, mas depois refleti sobre a falta que uma boa leitura faz na vida da gente.

Eu mesma já me passei uma tarde inteira devorando um livro simples, todavia com informações tão interessantes e curiosas a respeito do funcionamento do cérebro humano que eu não conseguia parar. E um livro pode nos levar a vários lugares interessantes, nos trazer conhecimento sobre pessoas, culturas, comportamentos, preferências e ideias que talvez em uma sala de aula da escola ou da faculdade não conseguimos ter.

Eu me encanto com a maneira de abordar o leitor, a forma como o autor se aproxima para contar uma história, defender uma opinião ou explicar um assunto. O livro é uma forma deleitosa de aprender, destacar informações e se tornar mais preparado para discutir determinados temas seja com amigos, colegas de trabalho ou colegas de estudo.

E sempre depois de uma boa leitura, surge o desejo de expor o que foi aprendido, o que foi entendido e o que pode ser produzido a partir dali. Cada um cria sua maneira de manifestar esse sentimento. Alguns criam produtos para sua empresa, outros pensam em como resolver uma questão importante e outros, como eu, manifestam em forma de comunicação, seja ela verbal ou não.

No início da minha adolescência eu vi uma moça na televisão (uma jovem vestibulanda) recebendo um prêmio por uma redação a respeito da profissão que queria seguir e o final do texto dela dizia: “Ler e escrever fazem parte do pensar”. Eu nunca mais vou me esquecer da frase e do nome dela. Maria Lima Kalás. Ela queria ser médica. Não tenho dúvida de que conquistou seu objetivo.

E assim eu deixo essa frase que é breve e cheia de sentido.

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021