Blog

A capacidade de mudar

Caros leitores,

Início de semana sempre é um bom período para pensar em mudança. Mudança de atitudes, hábitos e comportamento são sempre bem-vindos. Com a mudança de postura, naturalmente percebemos o quanto tudo ao redor parece reagir de forma positiva. Não é fácil reconhecer quando estamos agindo de forma equivocada e identificar o erro e partir para a correção é uma demonstração de maturidade.

Todo mundo deseja mudar. Mudar de emprego, casa, carro, cargo, enfim, é muito mais fácil ansiar pelo desejo de mudança material, porém muitas vezes é difícil entender (e a sociedade na qual vivemos não ajuda) que a principal mudança que terá o poder de mover as demais é a mudança de mentalidade e atitudes. Querem ver um exemplo curioso? Nossa sociedade ensinava até certo tempo atrás que quanto mais bens você acumulava ao longo da vida, mais bem-sucedido você era. Hoje é assim: quanto maior a frequência com a qual você troca de bem, mais bem-sucedido você é.

Esse exemplo da troca de carro é muito clássico. Meu marido e eu esperamos nossa primeira filha e uma das primeiras perguntas que ouvimos foi: vocês vão trocar de carro, não é? É bem interessante, pois quando nós dois nascemos nossos pais não tinham carro e o nosso carro está em perfeitas condições de uso. Mas, enfim, são valores que cada um tem o direito de dar a cada coisa.

Tenho lido alguns artigos de pessoas de outros países e vejo que muitas pessoas já conseguem viver melhor com algumas mudanças de atitudes. Será que temos mesmo que consumir tanto assim? De repente podemos refletir acerca do quanto as mudanças mínimas em nossa rotina podem fazer a grande diferença. É como se você passasse a andar na contramão, uma vez que a sociedade e as pessoas vivem a era das tendências. Se for tendência, você precisa entrar. Sem dúvida, são escolhas pessoais, contudo seguir a maré pode ser apenas um comportamento típico de quem já está no “piloto automático”.

Tudo é uma questão de repensar prioridades e que as nossas prioridades sirvam para nos tornar pessoas verdadeiramente prósperas e com espírito tranquilo e leve para viver as atividades diárias.

Vamos tentar? Tenha uma ótima segunda-feira!

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021