Blog

Filtro da sabedoria

Caros leitores,

A rotina laboral mostra o que devemos filtrar e o que devemos absorver. Ambientes de trabalho congregam pessoas de diferentes origens, histórias de vida, personalidade e (inclusive) caráter. Em todos os lugares pelos quais você passar não estará isento da rádio-corredor e de cair na boca de alguns colegas maldosos. Esse é um sonho que provavelmente não verei realizado nesta vida. No entanto, percebo que pequenos incômodos tomam proporções de problemas quando damos atenção em demasia.

Quando colocamos cada coisa no seu devido lugar e damos o devido valor a cada uma dessas coisas, automaticamente atraímos o que agrega valor e isolamos, ou excluímos definitivamente, o que aparta, corrói e contamina o ambiente corporativo. Se você não possui algumas virtudes fundamentais para o convívio saudável e pacífico no trabalho, é importante que passe a desenvolver e a exercitá-las. Veja algumas dessas virtudes essenciais para se livrar das pessoas corrosivas e destrutivas e atrair ainda mais tranquilidade e pessoas que vibram na mesma energia que a sua:

1. Paciência: Sabemos que ela tem limite e que para alguns ela dura mais e, para outros, menos, porém é o primeiro grande passo para se livrar dos ‘malas’ de plantão. Não é fácil, especialmente quando você está no auge do seu humor e se depara de manhã (no bom dia!) com aquele colega de cara fechada, mal amado e incapaz de ser o mínimo educado. É de tirar qualquer cristão do sério, mas pense: o problema é dele (e esse tipo de comportamento, na maioria das vezes, não demonstra um problema real e, sim, pura frescurite aguda. Então, respire fundo e conte até dez.

2. Bom Humor: Não há nada tão bom para desarmar o chato do escritório como o senso de humor. Esses são os momentos mais legais para se fazer uma piada e fingir que não entendeu as respostas tortas do colega de trabalho. Quer ver alguém mal amado e que está ‘naqueles dias’ se calar e evitar perturbar você? Chegue feliz e sorridente ao trabalho, contando algo engraçado que tenha acontecido. A pessoa pode querer até te matar, mas ela vai engolir a seco e se reservar (o que é bom para ela e para todos ao redor).

3. Frieza: Aqui eu me refiro à forma como devemos reagir a pessoas com variações bruscas de humor e que chegam a ser agressivas. Essas pessoas, quando estão diante de algo crítico para ser resolvido, tendem a perder as estribeiras, procurar um culpado e diminuir o peso para o lado delas. O que fazer? Esquive-se da agressividade, vá ao foco e proponha soluções em parceria, envolvendo o colega problemático. Dessa forma, ele será obrigado a colaborar, sem se sentir sobrecarregado.

4. Equilíbrio: Busque válvulas de escape para filtrar com mais facilidades esses pequenos percalços comportamentais das outras pessoas. Saia do trabalho e faça uma caminhada ou busque uma atividade física ou mental que o ajude a restabelecer as energias depois de um dia de trabalho. Relaxar faz bem para a saúde da mente, corpo e alma. Acima de tudo, creia em Deus (para os que creem) e depois confie em você e nas coisas inacreditáveis que você poderá fazer ao longo de sua vida.

Um ótimo fim de semana!

Por Marcela Conceição Brito

 

 

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021