Blog

A arte de ficar mais velho

Hoje é dia 26 de junho, eu completo 26 anos de idade e 26 semanas de gestação da Elisa. O artigo de hoje é especial porque falar de aniversários sempre provoca reações especiais e carregadas de emoção. Eu sou uma mulher que, em pouco se diferencia em essência da maioria, mas em muito se afasta em particularidades, como todas também. Muitas mulheres que eu conheço, lindas, bem-sucedidas e queridas, não gostam de revelar a idade. Eu gosto!

Alguém pode dizer ‘ah, mas só porque você ainda é jovem’. Não creio. Cada ano de vida que acumulamos nos traz presentes que só quem completa muitas primaveras tem o privilégio de receber. Experiência, maturidade, paciência, mansidão, compaixão, amor, paz, enfim, são muitos benefícios que recebemos ao longo da vida. E ficar mais velho é, sim, uma arte. Arte de conseguir ficar ainda mais interessante, mais atraente, mais querido, mais amado, mais criativo e mais vivido.

Eu chego aos 26 com a cabeça borbulhando de ideias, o coração explodindo de paixão e a alma transbordando de amor.  Estou muito feliz, pois posso dizer que consegui tudo na minha vida. Eu tenho Deus, e Ele realmente está comigo, em cada minuto do meu dia. Quando acordo e tenho forças e saúde para levantar, preparar meu café, organizar a casa e me aprontar para o trabalho. Tenho a Ele quando chego com segurança ao trabalho, tenho a Ele porque tenho o meu trabalho, tenho a Ele porque volto com segurança para casa e tenho o que comer. Tenho a Ele quando lembro que vou chegar à minha casa e meu marido não vai estar me esperando e, então, vem o sorriso tranquilo de quem tem certeza de que é amado e vive um casamento abençoado e santo. Tenho tudo.

E como se não bastasse, chego aos 26, com a felicidade de ter pais com saúde e que se fazem presentes, sogros que me amam e cuidam de mim, mesmo a 3 mil km de distância. Irmãos, familiares, amigos (os de infância que permanecem, os de faculdade, os de trabalhos antigos, os virtuais que se tornaram ainda mais reais, os de longe, os de perto, os de sempre) e os anjos que, vez por outra, aparecem para colorir ainda mais o meu dia. Tenho inspiração, tenho palavras, tenho texto.

Chego aos 26 e tenho o melhor marido que um dia sequer imaginei ter. Amigo, companheiro, fiel, parceiro, mentor, protetor, provedor, líder, amor. Amável para me consolar nos dias de saudade e angústia pela distância que, por hora, ainda nos mantém geograficamente limitados. E feroz como um leão quando me traz palavras de estímulo, perspectivas de futuro, o que ainda queremos ser e fazer, e para me mostrar de quem somos filhos.

Chego aos 26 com o maior presente de todos, com o bônus da vida adulta e com a graça de viver e receber a dádiva maior, que só recebem os que verdadeiramente amam o Senhor de todo o coração. Além de tudo isso, Deus me enviou Elisa. Vida nova, vida que me renova, vida que me transforma. Ela, meu presente maior, minha herança preciosa dos céus, minha chance de contribuir efetivamente por um mundo melhor, a promessa cumprida. Pedaço de mim que se estenderá, pedaço do meu amor, fruto da união sonhada e planejada por Deus. Doce Elisa. Forte Elisa.

Contando assim, a vida se desenha de maneira encantadora e, apesar de parecer que muito já foi visto, experimentado, na realidade, está apenas começando. Porque ficar mais velho é uma arte e, a cada ano, é possível se aperfeiçoar ainda mais. É bom viver bastante, aniversariar, colecionar pessoas especiais, queridas. Elas nos ajudam a equilibrar nossa vida. Ao longo da minha vida, já convivi com quase todos os tipos de pessoas e todas elas me ajudaram a ser quem eu sou, pensar como penso e firmar referenciais de acordo com valores que aprendi na infância e que testemunhei na prática.

Viver é muito bom, é bênção gratuita! Ficar mais velho é prova de amor, é oportunidade de corrigir erros, reatar relacionamentos, cicatrizar feridas, fazer diferente, ser diferente. Permanecer cheio de energia nas veias e cheio de amor no coração é um desafio, é um objetivo de vida, uma meta. Busco alcançá-la, apesar das indignações, das inconformidades, das discordâncias. Viver é um presente, fazer aniversário é a prova de que esse presente existe.

Obrigada, Senhor, por meus 26 anos de vida!

Comentários (2)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021