Blog

O exemplo de quem faz

Queridos leitores,

Se você quer convencer alguém de que um caminho é melhor que o outro, faça. A atitude de quem pratica o que prega é mais forte do que qualquer lista aparentemente inquestionável de argumentos bem fundamentados. Liderar pessoas é um desafio que tem confrontado milhões de profissionais ao redor do mundo. Muitas vezes, não percebemos, mas esse tipo de habilidade nasce em casa, quando temos exemplos e referenciais a seguir.

Uma criança que vê pais com atitude, engajamento, energia e vontade de realizar o que poucas (ou nenhuma) pessoas tem coragem de fazer recebe um estímulo muito maior do que uma criança que cresce em um ambiente sem debate, de pessoas reativas e que não buscam a informação. Liderar é uma vocação que passa por caminhos tortuosos e, portanto, muitas pessoas querem, mas não estão dispostas a pagarem o preço para conquistá-la.

Influenciar positivamente a vida das pessoas é um benefício humano que alcança todos os níveis da sociedade. Todos precisamos de referenciais, exemplos e demonstrações de proatividade e tudo o que aprendemos ao longo da vida está relacionado diretamente às interações que estabelecemos com o tempo. Se você parar para pensar, até a pior experiência pela qual você passou na vida tornou você alguém diferente, mas cabe a você transformar essa experiência em lição positiva ou negativa.

Você pode ser como a flor de lótus que, apesar de nascer em meio ao lodo, se torna uma das mais belas flores que existem. Você não precisa ser, necessariamente, produto do meio. O seu exemplo pode transformar a vida de pessoas que você nem nunca viu na vida. O ciclo é virtuoso, pois quando você ensina algo de bom e restaurador na vida de uma pessoa, especialmente quando você pratica, os efeitos são inúmeros e podem fazer toda a diferença.

Seja a diferença na sua vida e na vida de outras pessoas! Dê o exemplo aos que estão ao seu redor e o mundo vai devolver tudo a você na mesma proporção!

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021