Blog

Aproveitando as boas ideias

Caros leitores,

Uma semana começando, um mês terminando e outro iniciando… E assim avançamos no segundo semestre de 2013. Já parou para pensar nas suas expectativas que você traçou nos primeiros meses do ano? Quantas ideias você teve e quantas oportunidades de bons negócios surgiram? É bastante difícil imaginar que de várias ideias, poucas, talvez, tenham sido postas em prática. E por que será que isso acontece? Há algumas razões que travam a capacidade de transformar em ações ideias que, por melhores que sejam, insistem em ficar no subconsciente.

Ter uma ideia demonstra que você dedica um tempo a querer mudar ou melhorar algum aspecto de sua vida ou de sua carreira. E isso é totalmente positivo. Mas se com o tempo suas ideias passam a ser esquecidas é sinal de que algo o está impedindo ou o confrontando na realização delas. Um dos grandes medos da maioria dos profissionais (isso é bastante perceptível por meio dos grupos de recolocação profissional nas redes sociais, por exemplo), é o de mudar de carreira, redirecionar os rumos da vida profissional e ousar em uma área que de repente pode ser a que realmente querem trabalhar.

Então, o que fazer para aproveitar melhor suas ideias no trabalho ou para seu interesse pessoal de carreira? Fique atento a algumas sugestões para que você obtenha melhor aproveitamento na prática e realização de suas ideias:

1. Anote todas as ideias que você tiver a respeito de uma melhoria em um processo de sua empresa ou sobre qualquer outro assunto. Listar é importante para que você tenha noção do quanto sua mente tem produzido e do quanto você, mesmo que inconscientemente, tem desejado dias melhores;

2. Para cada ideia nova, trace um plano de trabalho com estratégias ou possibilidades de tentar realizá-las. Leve-as a sério, por mais que pareçam distantes da realidade ou impossíveis de serem colocadas em prática. Lembre-se: a distância entre o sonho e a realidade é a atitude;

3. Para cada plano traçado, pense em potenciais parceiros para ajudarem você a colocar suas ideias em prática. Por exemplo, se você quer começar a escrever um blog pessoal, mas tem pouca habilidade com ferramentas de internet, convide aquele seu amigo expert e peça ajuda a ele;

4. Acima de tudo, trabalhe sua ideia como se fosse sua única fonte de renda, ainda que ela nem de longe comece a trazer rendimento financeiro. Confie em seu potencial, continue estudando e se aperfeiçoando para que sua ideia inicial se torne um trabalho sério e, com o tempo, você verá que há várias formas de retorno positivo, como visibilidade, convites, possibilidades de novos trabalhos etc.

O importante é saber aproveitar suas ideias de maneira que elas ajudem você a ser um profissional cada vez melhor. Tudo é uma questão de dedicação de tempo, energia e, claro, foco.

Uma ótima semana para vocês!

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021