Blog

O profissional do ano novo

Olá, queridos leitores!

Último dia do ano e eu ávida por estar mais um ano com vocês, com mais ideias, mais textos, mais trabalhos e ajudando da melhor forma. Tenho reparado o comportamento das pessoas, próximas e mais distantes, nas redes sociais. Refleti um pouco estes últimos meses do ano e me perguntei que tipo de profissional vai se dar bem em 2015. Passando um pouco dos clichês de dedicação, esforço e coragem para encarar mudanças e desafios, olhei para o meu próprio ano profissional e creio ter encontrado um caminho para formular uma resposta e compartilhar algumas dicas com vocês também.

A primeira coisa que eu tenho a falar para vocês é nunca se trair. Não permita que posições, situações ou o poder das outras pessoas travem sua criatividade, barrem seu crescimento ou impeçam que você seja você mesmo. Não é fácil ser quem a gente é, especialmente quando se tem talento visto a olhos nus, quando se tem brilho. Quem não gosta do que faz não consegue entender o porquê da alegria gratuita, dos risos largos e da gratidão diária que você sente por gostar do seu emprego, por ser feliz com a família, então, quando a equipe não contribui e o ambiente não é favorável, lute para mudar. Quando não há mais nada a fazer, busque outro espaço que seja mais saudável. Dói, mas é necessário, pois o preço de ficar onde não se pode crescer sendo quem você é, se torna muito mais alto.

A segunda dica é produzir o máximo que você puder. No início da carreira, tudo o que temos é um nome e é por este nome que você será lembrado, portanto, cumpra sua palavra, cumpra prazos, seja honesto e não assuma mais compromissos do que é capaz de entregar. Seu nome é sua marca e sua marca faz as pessoas gerarem uma imagem sobre você, que pode ser boa ou ruim. Proteja-se, preserve-se!

A terceira dica é ter cuidado com as opiniões apaixonadas, especialmente porque como seres humanos e em diferentes fases da vida, temos o direito de mudar de ponto de vista, de foco e até de imagem. Posições muito radicais e extremistas, além de escandalizarem as pessoas, de modo geral, destroem por completo suas chances de conquistar uma oportunidade profissional promissora. É vergonhoso você ser conhecido por ser alguém contraditório, radical, preconceituoso. As empresas bem-sucedidas não têm o mínimo interesse em ter pessoas com mentes fechadas e com conceitos pré formados, então, seja mais tolerante, tenha mais compaixão e procure entender sempre os dois lados de cada situação antes de tomar partido.

A quarta dica é ‘let it go’. Relaxe e tire um tempo para o lazer, a família, amigos, cultura e, principalmente, viagens! Uma viagem pode trazer uma bagagem de riquezas imensuráveis que enriquecerão sua alma e mudarão sua visão de mundo. Viajar faz a gente pensar diferente, ver o outro de forma mais generosa, transforma o coração e muda a opinião da gente. Além disso, traz uma satisfação e uma gratidão inexplicáveis. Ter tempo para se divertir e ser feliz renova energias e disposição para o trabalho e para a realização de sonhos!

E, por fim, a minha última dica, para quem quer ser O profissional do ano de 2015 é sorrir, ser cortês, tratar as pessoas com paciência, carinho e cuidado. As pessoas podem se esquecer de quem você foi ou o que fez, mas jamais esquecerão de como foram tratadas por você!

 

Feliz 2015 e que o ano novo inspire você a criar oportunidades para seu crescimento e daqueles que vivem ao seu redor!!

 

 

Marcela Brito

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021