Blog

As maçãs podres no cesto

Caros leitores,

Quinta-feira e ainda dá tempo de fazer muita coisa. Estudar, escrever um projeto, criar uma marca, inovar um serviço ou produto. Porém, a criatividade precisa de um ambiente saudável e propício onde possa gerar frutos e fazer a diferença. Mas o que tem ocorrido na maioria das empresas e com a maioria das pessoas com potencial criativo? Infelizmente, o que muito observo nas minhas experiências e a partir de relatos de amigos e colegas de profissão é que uma pessoa com potencial altamente criativo em um local onde a maioria não age de modo a estimular e cultivar a criatividade acaba se desvirtuando.

Existe um dito popular que fala que uma maçã podre no meio de um cesto de maçãs boas estraga as demais cujo contrário também funcionaria perfeitamente bem. Os prejuízos de várias maçãs podres em um cesto onde apenas uma está boa são imensos. Isso é um crime corporativo! E quem precisa tomar a atitude, quase sempre é o grande responsável por tolir a capacidade produtiva e matar a criatividade das pessoas. Gestores, promovam definitivamente um ambiente leve, alegre, de paz e cultive simples ações que podem auxiliar no processo criativo de sua equipe.

Aqui eu compartilho 6 ações que o gestor deve conduzir para abrir um espaço saudável onde as pessoas se sintam à vontade para produzir:

1. Integração – Tive dois queridos gestores ao longo da minha carreira que adoravam reunir as pessoas por meio de cafés, lanches, almoços e coquetéis. Eles faziam isso por três razões muito claras: manter a equipe integrada, reconhecer seus trabalhos e estimular seu desenvolvimento. As pessoas precisam sentir que podem ir além, que podem fazer mais e elas abraçam com mais vontade um desafio quando o líder que lhes delega é alguém confiável, referência e exemplo.

2. Seriedade – Um gestor bom é aquele que corta qualquer possibilidade de situações constrangedoras para os colaboradores de sua equipe. É aquele que não se envolve em fofocas, que não age arbitrariamente, tampouco pune um ou outro a partir de comentários não comprovados. Líder sério é aquele que antevê uma situação de tensão entre colegas e apazigua, busca soluções e encerra o assunto sem prejudicar de maneira injusta e aleatória ninguém.

3. Conhecimento – É importante conhecer todas as etapas de um processo, de um projeto e a partir do conhecimento detalhado, ter condições de ensinar e orientar o que deverá ser feito. As pessoas estão sedentas por conhecimento e aproveitam ao máximo quando têm a oportunidade de aprender com quem está disposto a compartilhar o que sabe.

4. Comprometimento – O líder é aquela pessoa profundamente comprometida com o que se propôs  fazer. O comprometimento tem muito a ver com a paixão. Uma pessoa comprometida tem perfil de pessoa apaixonada. Fala com propriedade, conhecimento, com brilho nos olhos. É esse tipo de líder que os profissionais esperam encontrar ao longo de suas carreiras. É preciso estar envolvido com o trabalho e com as pessoas.

5. Equilíbrio emocional – O gestor não é um santo que nunca se altera ou nunca fica estressado ou nervoso. Ele é alguém que ao contrário da maioria, tem a capacidade de se controlar diante de situações de pressão e tensão. Um gestor emocionalmente equilibrado consegue passar segurança e confiança para sua equipe e, assim, desenvolver um trabalho mais produtivo.

6. Desafios – E, para finalizar, profissionais, em todas as fases de suas carreiras, gostam de desafios. Um líder que não coloca sua equipe à prova, nunca saberá até onde sua equipe pode chegar. Os desafios são verdadeiros termômetros do desempenho profissional. Incitam a competitividade de forma saudável quando bem conduzidos e disciplinam as pessoas a cumprirem etapas sem perder a criatividade.

Que tal sugerir algumas mudanças em sua equipe e aumentar o número de maçãs boas no cesto?

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

Comentários (1)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021