Blog

Favorecendo o clima organizacional

Queridos leitores,

Quando o ano começa na empresa, há sempre aquela sensação de preguiça, tudo muito devagar, muitas pessoas tiram férias, o fluxo de trabalho diminui, especialmente em órgãos públicos, e essa pode se tornar uma boa oportunidade de promover momentos de integração entre a equipe. Trabalhar junto ao longo do ano exige um esforço de todas as partes em ter foco e energia para desenvolver serviços e produtos de qualidade. O dia a dia de muitas empresas nem sempre favorece os bons fluidos para o clima organizacional.

Quando a conjuntura não ajuda, é hora de entrar em ação a iniciativa humana. Muitas vezes não nos damos conta, mas ajudar a organizar um café da manhã no trabalho ou propor um almoço em uma sexta-feira são atitudes que rendem bons frutos. As pessoas gostam de ter momentos de integração no trabalho, por maior que seja a pressão e o alto nível de responsabilidades. Aqui eu descrevo alguns benefícios que momentos em grupo podem proporcionar a equipes de trabalho, especialmente quando há conflitos envolvidos:

1. Quebra-gelo – algumas pessoas são mais tímidas que outras e no trabalho muitas vezes se isolam e não interagem. Momentos como cafés, almoços e, até conversas de corredor, podem ajudar as pessoas a “quebrarem o gelo” e a buscarem conhecer melhor seus colegas e permitir que os colegas também as conheçam melhor.

2. Brainstorming – reunir-se com outros colegas, inclusive de outras áreas, traz inúmeras possibilidades de troca de experiência, ideias e propostas de trabalho. É um verdadeiro furacão de conhecimento sendo compartilhado ao mesmo tempo. Ganha os profissionais que aprendem e dividem informações e ganha a empresa, com a maior interação entre as equipes.

3. Desenvolvimento de habilidades – até as ações mais operacionais como realizar um encontro com colegas de área ensina muito sobre planejamento, organização e estratégias. Pensar em um pequeno evento corporativo exige o mínimo de habilidades para fazer tudo dar certo e ser agradável a todos, especialmente quando se deve pensar em detalhes sobre restrições alimentares, preferências, o que pode ser comum a todos.

4. Conforto – participar de momentos assim faz com que as pessoas se sintam mais leves e confortáveis, mais à vontade. Isso é importante no desenvolvimento de ações que promovam o bem estar no ambiente de trabalho. Relacionar-se bem e interagir de forma saudável e descontraída com colegas de trabalho contribui para maior qualidade de vida do profissional e consequentemente aumenta e melhora sua produtividade, aumentando seu engajamento.

Portanto, invista em momentos de integração e relacionamento com seus colegas no trabalho este ano! Dois mil e quinze será o ano de ouro para quem investir nas relações humanas!

Abraços e excelente fim de semana!

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021