Blog

O ponto de diferença

Queridos leitores,

Hoje o ano começa efetivamente. Para alguns, deu para esticar o descanso do feriado de ano novo, para outros a volta ao trabalho é certa. Mas o que esta sexta-feira reserva para você com relação aos planos para este ano? O primeiro dia útil do ano, especialmente caindo na sexta-feira, pode ajudar você a fazer uma lista de ações importantes que você deseja tomar para 2015. Este será o ponto diferencial do seu sucesso. Que tal tentar montar seu planejamento de 2015 com base em quatro pontos? Segue minha sugestão para montar o planejamento de vida e carreira para 2015:

1. O que você fez e não funcionou – eu acredito que é sempre bom começar a pensar no que fazer pelo que não deu certo, a fim de repensar as estratégias adotadas e as ações tomadas. Um plano mal sucedido nem sempre é fruto apenas da conjuntura. Na realidade, boa parte do sucesso de um plano depende da forma como esse plano é conduzido. Por isso, é importante pensar na conduta que você teve ao agir para realizar o que planejou.

2. O que você planejou e não fez – essa é bem comum. Planejar e, ao longo do ano, deixar de lado até esquecer. Isso jamais pode acontecer. Abandonar sonhos importantes por urgências que surgem ao longo do ano é dar três passos atrás. Não permita que isso aconteça no ano novo. Se você pensou e planejou já é importante para você, portanto, apesar dos imprevistos e confusões ao longo do ano, volte ao seu plano, monte suas estratégias e realize. Tudo é possível! Siga em busca da realização dos planos passados que não foram concluídos e sonhe novos planos para serem realizados até 31 de dezembro de 2015.

3. O que você planejou e gerou frutos – quem não quer realizar plano em um ano e no ano seguinte continuar trabalhando para multiplicar o que funcionou? Um sonho realizável e muito próximo da realidade de todos os que têm determinação para trabalhar com foco no que colocou como meta. Aproveite as realizações do ano anterior que funcionaram tão bem que renderam mais planos para o novo ano. O ideal seria que boa parte dos nossos sonhos se multiplicassem para os anos posteriores. Vamos tentar?

4. O que não planejou, fez e funcionou – a vida não é um programa de computador, totalmente controlável e manipulável. Coisas boas e ruins acontecem e nem sempre é possível seguir um roteiro. De fato, um planejamento ajuda apenas a manter seu foco no que realmente você sente que é importante. Nada além disso, pois a vida tem mais graça e sabor quando somos surpreendidos. O meu ano de 2014 teve vários momentos não planejados e que foram maravilhosos! Portanto, minha sugestão é que você siga um planejamento de forma tranquila, leve e entenda que tudo deve ser flexível. Esteja pronto para mudar a direção do barco quando necessário, mesmo que você faça uma volta maior que a planejada. Permita-se, sobretudo, viver experiências não programadas. Essas são muito especiais e inesquecíveis!

Desejo muito sucesso para você e sua família e que o ano de 2015 venha recheado de boas surpresas e muita felicidade!

 

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021