Blog

Secretariado intercultural

Caros leitores,

Antes do natal eu compartilhei em minha página pessoal no Facebook a conclusão da edição do meu primeiro livro. Enfim apresento a todos “Secretariado intercultural: como auxiliar empresas e profissionais em negócios no exterior”. O livro é um importante passo para duas das coisas que mais amo fazer: escrever e promover o desenvolvimento de pessoas. O livro trata de uma possibilidade de atuação profissional para o secretário executivo muito contemporânea. As empresas, cada dia mais globalizadas, tanto comercial quanto culturalmente, estão em busca de profissionais em nível de gestão que saibam lidar com esse novo cenário.

No contexto multicultural do mundo que vivemos hoje é necessário se relacionar de forma sábia quando o assunto é cultura. Expatriar profissionais e receber visitantes estrangeiros vai muito além de ser fluente em idiomas ou de ter conhecido e vivido em outro país. É, sobretudo, uma habilidade de quem gosta primeiramente de lidar com pessoas e aprender. Identificar sinais peculiares a comportamentos de determinadas culturas e interpretá-los corretamente permite que qualquer tipo de relacionamento flua, em especial nos negócios.

A minha geração vive um momento de imediatismo, de ter que viajar, conhecer países, falar dois ou três idiomas, mas ainda está afoita demais para conseguir manter uma postura coerente e equilibrada por muito tempo com parceiros estrangeiros. No livro, eu sugiro um caminho possível a percorrer para aqueles que se interessam por trabalhar com grupos diversos, por quem deseja orientar gestores, colegas e profissionais a como realizarem um negócio bem-sucedido no exterior, a como trazer negócios promissores para o Brasil.

A interculturalidade nada mais é do que a capacidade de se relacionar com sabedoria com pessoas de culturas diferentes. Isso exige tempo de estudo e dedicação, principalmente às culturas que são muito diferentes da brasileira, vivência no exterior, pois é necessário poder ter conhecimento de causa e conhecer o território daquele com quem se quer fazer negócio. É a habilidade que dá ao profissional condições de se divertir e ser feliz, muito além do que o trabalho pode proporcionar.

O tema é inspirador porque trata de uma particularidade que é eminentemente humana, ou seja, exige entrega das partes. Eu entendo que não há possibilidade de fazer negócio quando não há interesse na pessoa como pessoa. Por mais que a cultura do outro não seja tão acolhedora, tão calorosa, mas quando você dedica mais de você a ver e compreender o outro como ele de fato é, o processo se torna mais tranquilo e pacífico. Sou apaixonada por este tema desde que me entendo por gente. Eu sou de uma família de recortes. Nasci em um estado, mas minha mãe é de outro. Não possuo ascendência predominante e acredito que essa multiplicidade de influências genéticas e culturais foi o diferencial para tornar este sonho realidade.

O lançamento ainda não tem data confirmada, mas assim que tiver eu anuncio aqui no blog para vocês em primeira mão.

Beijos e ótima quarta!

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021