Blog

Segunda leitura de janeiro [concluída]

Queridos  leitores,

Compromisso é coisa séria e este ano eu vou cumprir todos eles! Bom, é com muita satisfação que começo o dia dizendo que concluí a segunda leitura do mês de janeiro de 2015: “Quem matou a mudança?”. Bom, devo confessar que estou adorando o projeto leitura e que, entre outros benefícios, como visão de mundo, melhorias no senso crítico e analítico, percebi que estou me tornando mais disciplinada. Preguiça, sono, moleza e postergar… nunca mais!

Quando nos comprometemos, estabelecemos uma obrigação moral de cumprirmos nossa palavra e, cá entre nós, no final das contas seu nome e o que ele representa na vida das pessoas é o que será lembrado até o fim de sua vida. E assim concluo a segunda leitura programada do mês de janeiro de 2015. Portanto, vou tecer alguns comentários e observações sobre essa leitura, que julgo interessante, leve, bem-humorada e criativa. Os autores se utilizaram da narrativa ficcional para chamar a atenção para um grave e recorrente problema em grande parte das organizações. Caro leitor, não se assuste se ao ler os comentários ou o livro parecer que estão contando a história da empresa onde você trabalha. Em alguns momentos, tive a mesma sensação.

Vamos manter a política da boa vizinhança dos folhetins no que diz respeito ao trecho “qualquer semelhança é mera coincidência”. Só que não! Fiquem com os comentários!

A narrativa conta com alguns personagens. A protagonista é a Mudança que, logo no início da história está no centro das atenções pelo homicídio que sofreu. Quem investiga sua morte dentro da empresa ACME, da qual ela fazia parte, é o agente Mike McNally. Como trabalho investigativo, o agente resolve entrevistar todos os suspeitos pela morte da Mudança, que não é a primeira a ser encontrada morta nessa empresa.

Ele entrevista todos os suspeitos: Carolina Cultura, Cássio Compromisso, Gastão Patrocínio, Equipe de Liderança da Mudança, Clara Comunicação, Expedita Urgência, Vitória Visão, Pereira Planejamento, Oriana Orçamento, Ivo Instrutor, Isabela Incentivo, Álvaro Avaliação do Desempenho e Roberta Responsabilidade. Cada suspeito lhe parece muito contraditório, uma vez que não atendem as mínimas expectativas do cargo ocupado.

Por exemplo, Cássio Compromisso parecia disperso, desconfiado e pouco interessado em seu trabalho. Vitória Visão tinha sérios problemas de visão, mas não utilizava óculos adequados para enxergar bem, como se realmente não quisesse ver nada. Expedita Urgência vivia atrasada e em sua agenda nunca conseguia cumprir no horário seus compromissos. Clara Comunicação tinha laringite e a partir de um determinado ponto da conversa ficava sem voz. Oriana Orçamento tinha como objetivo cortar custos de tudo, inclusive de verbas que fossem para investimento na Mudança.

Depois de muita análise e entrevista com todos os suspeitos, o agente McNally resolveu reunir todos os empregados e suspeitos na empresa para anunciar o culpado pela morte da Mudança. Após muita tensão e expectativa, ele anunciou que todos, absolutamente todos os envolvidos eram culpados pela morte da Mudança, que chegara à empresa bastante motivada, feliz, estimulada a colocar em prática tudo de novo que sabia, mas se deprimiu, emagreceu e se desencantou com a falta de engajamento, dedicação e empenho por parte dos membros da gestão da empresa e dos empregados. Sua constatação foi a de que o comportamento indiferente e negligente de todos culminou na morte da Mudança.

Interessante, não? Quantos de nós não vivenciamos em nossas experiências profissionais exemplos como este? A mudança quando apresentada em uma empresa pode promover grandes resultados, avanços e conquistas inestimáveis, porém precisa ser abraçada e apoiada de mente e coração abertos por todos os empregados. Sem a contribuição maciça de cada área fica muito difícil a mudança vencer a resistência.

Espero que os comentários sobre minha segunda leitura de janeiro os ajudem a repensar sua postura no trabalho e pensar em mudança como uma ação necessária, positiva e fundamental. Não só no trabalho, na vida também!

Um grande abraço e excelente terça-feira!

 

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/marcelascbrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelasconceicao

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021