Blog

Seu talento pode ser seu próximo emprego

Queridos leitores,

Aquilo que você mais curte fazer pode ser seu próximo emprego e levá-lo a experimentar prosperidade e sucesso sem o sentimento da ‘obrigação’. Todos os dias eu gosto de ler histórias de empreendedores que estavam seguindo um caminho (muitas vezes mais tradicional) e começaram a investir, em paralelo, em algum talento, ou culinário, ou de decoração, ou didático, e se tornaram pessoas felizes e bem-sucedidas profissionalmente, a ponto de abraçarem o empreendedorismo de corpo e alma.

Sei que a maioria das pessoas não começa atuando no que realmente gostaria e, muitas delas, têm medo de dar sequência a um projeto empreendedor por medo do fracasso e por forte dependência financeira. Infelizmente com o passar do tempo vamos nos tornando escravos de trabalhos que não gostamos, mas que pagam nossas contas e legitimamos um acordo de mediocridade: eu finjo que trabalho e a empresa finge que acredita. E qual seria a solução para esse problema?

Não existe mudança sem ousadia e uma certa dose de sacrifício. Tudo faz sentido com a famosa citação “no pain, no gain”. Assim como nem todo mundo nasceu para empreender (existem, sim, muitos profissionais que se sentem seguros e felizes com um emprego formal, mais tradicional), existem pessoas que podem trazer enormes benefícios para sua sociedade e para o mundo se resolverem abrir mão da estabilidade e apostarem firmemente em seus talentos.

Ultimamente tenho me relacionado com algumas pessoas assim. Sem dúvida, essas pessoas são presentes de Deus (e eu creio que chegam a mim e mexem com meu mais profundo desejo de revolucionar) e me ensinam, com seu jeito e criatividade, que é possível amadurecer um talento, apostar nele, até que ele esteja pronto o suficiente para ser o carro-chefe da sua carreira. Com a edição do meu primeiro livro, tenho tido contato com pessoas muito talentosas, inteligentes, interessantes e que entram imediatamente em sintonia comigo. Aprendo todos os dias com essas pessoas e definitivamente entendo que é muito desperdício deixar de apostar em algo que se ama fazer apenas pelo medo de não dar certo.

Obviamente que apostar em um talento não deve ser algo radical, do tipo tudo ou nada, especialmente porque precisamos de certa segurança financeira, pois temos famílias, sonhos e responsabilidades. Mas o tempo é parceiro e amigo e uma boa dose de planejamento racional, bem calculado, uma excelente rede de relacionamentos e um comportamento de constante busca por aperfeiçoamento, aprendizados e acúmulo de saber.

Pense de coração naquilo que você ama fazer e que as pessoas costumam reconhecer e recomendar. Em seguida, pense (com a cabeça, não com o coração) em tudo que você precisa para fazer disso um bom negócio. Cabeça para gerir e coração para desenvolver seu negócio é uma boa combinação que bem planejada dificilmente dará errado. E, aí, que tal pensar que seu talento pode ser seu próximo emprego?

Beijos e excelente quinta-feira!

 

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

Comentários (2)

  1. Querida Marcela,
    Você além de escrever com maestria consegue abordar temas de alta relevância. Como tem sido bom ler seus textos, suas experiências e suas percepções. Torne-me sua fã de carteirinha!
    um abraço e uma ótima semana 🙂
    Simara Rodrigues

    1. Querida Simara,
      A recíproca é totalmente verdadeira. Tenho aprendido tanto com você e seus textos sensíveis e leves! Fico imensamente grata a Deus por ter conhecido você nesse início de ano, com tantas coisas boas para realizar. Obrigada pelo carinho e saiba que seu blog entrou na lista dos meus preferidos que acesso e leio diariamente.
      Parabéns pelo excelente trabalho!
      Até a próxima!

      Bjs,

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021