Blog

Sobre a primeira leitura do ano [concluída]

Queridos leitores,

Comprometer-se publicamente com algo é uma das melhores estratégias que temos para driblar o desânimo, a desmotivação e, em alguns casos, a preguiça que usamos como desculpa para não concluirmos o que começamos. Pois bem! Há exatamente uma semana me comprometi com vocês a cumprir duas leituras por mês este ano. O livro que eu propus para começar minha gostosa jornada do saber foi “A Menina do Vale”, da Bel Pesce. E… consegui! rsrs Confesso que foi fácil por dois motivos: eu já tinha lido este livro e o livro é bom demaisssssssss!!

Embora eu já tivesse lido, escolhi mesmo assim porque queria que fosse apresentado a quem ainda não leu como uma leitura de início de ano, motivacional, realista e muito prática, especialmente para quem quer fazer negócio e ser feliz com seus talentos em 2015. E, então, vamos aos pontos principais do livro, que cabe ressaltar: não é uma resenha e, sim, uma observação dos pontos que considero primordiais para quem deseja empreender.

O livro é simplesmente sensacional. Com uma linguagem simples, objetiva e bem humorada, a autora consegue mesclar dicas de leitura, sugestões de blog nacionais e internacionais sobre empreendedorismo, além de relatar suas incríveis experiências acadêmicas e profissionais no Vale do Silício (Califórnia, EUA). No livro, Bel desmistifica falsas verdades sobre o empreendedorismo como idade certa para começar um novo negócio ou necessidade de uma grande quantia de dinheiro. Ela explica que com organização, planejamento, dedicação, criatividade e, principalmente, paixão, é possível caminhar rumo à materialização do sonho de abrir sua empresa.

Relata também que boa vontade não é tudo sem algumas atitudes empreendedoras. Ela cita com profundidade atitudes proativas como aprender a se relacionar a fim de ampliar a rede de contatos, buscar conselhos de profissionais que já começaram um negócio no passado e procurar um mentor (alguém que o ajude a alcançar seu objetivo com bons ensinamentos, praticidade, clareza e amor).

Além disso, Bel também abre o jogo em seu primeiro livro sobre as dificuldades em se abrir uma empresa, porém ressalta a importância dos erros no processo de criação de uma startup. A autora destaca a diferença que se obtém ao longo do tempo quando se monta uma equipe coesa, apaixonada e que olhe para a mesma direção, como um dos pontos diferenciais para o sucesso do negócio.

Bom, pessoal, não posso dar muitos detalhes, pois do contrário quem não leu pode desistir de ler apenas com as observações… Então, essa foi a primeira leitura de 2015 e, sem dúvida, uma das mais indicadas para qualquer mês do ano, pois traz uma injeção de ânimo e inúmeros exemplos inspiradores para quem deseja empreender este ano. Sucesso e boas leituras!

Daqui a pouco revelo qual será a segunda leitura de janeiro. Estão curiosos? Vão acompanhando, pois ainda hoje vou compartilhar por aqui!

Beijos e ótima terça!

 

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021