Blog

Assessor

Queridos leitores,

Hoje vou falar sobre uma das funções que o secretário pode exercer em uma empresa e que já faz parte de sua formação. O secretário executivo, quase sempre, atua como assessor do gestor ou da diretoria da empresa. O assessor é um profissional que auxilia o alto escalão das ações mais estratégicas da empresa. O secretário executivo é o profissional com estreito relacionamento e contato com as instâncias superiores da empresa, portanto, conhece suas ações, planejamento e até falhas.Nesse caso, dependendo do desempenho do profissional de Secretariado Executivo na empresa, a alta direção pode convidá-lo a assessorar diretamente seu plano de ações estratégicas e táticas. Considerando que o secretário consegue combinar suas grandes atribuições para diversos objetivos dentro da organização, a direção conta com um grande trunfo ao lançar mão desse profissional para ajudar nos processos mais densos, decisórios e, até, burocráticos.

Confira abaixo as principais atividades que o assessor desenvolve e que fazem parte do perfil do secretário executivo:

1. Representação da direção: o secretário executivo que atua como assessor tem totais condições de representar um diretor ou participar de um evento na condição de representante. Mas é bom lembrar que esse profissional precisa dominar nicho de mercado no qual atua e conhecer profundamente os processos da empresa.

2. Participação em negociações: o secretário assessor pode e deve, quando parte de suas atribuições e rotina, participar de reuniões importantes e decisórias para a empresa como, por exemplo, as que se relacionam com novas parcerias, criação de estratégias de mercado etc.

3. Articulador empresarial: o secretário executivo que atua na função de assessor é um verdadeiro articulador, um profissional de relacionamento da empresa, portanto quando comprovada sua habilidade em recepcionar pessoas, encaminhar processos e facilitar acordos, ele pode assumir também essa atividade.

4. Solução de problemas: esse profissional tem como uma de suas principais características a desenvoltura para solucionar problemas. É aquela pessoa que diante de uma situação inconveniente para a organização, é capaz de pensar em ações importantes que podem resolver uma questão crucial.

5. Proatividade: esse profissional deve ter atitude e iniciativa para buscar informações importantes e estratégicas, bem como preparar a organização para eventuais problemas que podem ocorrer.

Essa é mais uma das funções nas quais o secretário pode atuar!

 

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/marcelascbrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelasconceicao

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021