Blog

Cerimonialista

Queridos leitores,

Cerimonial, protocolo e etiqueta são algumas das disciplinas que compõem a formação do secretário executivo. Para a maioria isso se resume a trabalhar com eventos, mas é bem mais do que isso. O secretário deve desenvolver a habilidade global de trabalhar com todos os tipos de eventos, especialmente os corporativos e os públicos. No caso dos eventos públicos, esse profissional deve ter total conhecimento e domínio de regras de precedência de autoridades, posição de bandeiras, lugares à mesa etc.

As empresas costumam ter profissionais específicos para atuarem nessa atividade, como relações públicas por exemplo, porém, mais uma vez, essa não corresponde à realidade geral. Na ausência de profissionais específicos para a área, as organizações contam com o secretário executivo capacitado para essa tarefa, pois o secretário precisa possuir experiência e conhecimento da área.

Aqui eu também compartilho as competências que um profissional de cerimonial possui e que se encaixam no perfil exigido ao secretário executivo:

1. Postura: um profissional de cerimonial precisa ter uma postura séria, formal, isenta, discreta e totalmente profissional. Ao secretário executivo também é requerida essa competência, uma vez que sua atividade está diretamente ligada à imagem institucional.

2. Proatividade: eventos, de modo geral, são imprevisíveis e, por mais bem organizado que seja, pode ocorrer imprevistos desagradáveis e que exigirão ação rápida e imediata por parte do profissional de secretariado. O correto é tomar sempre medidas preventivas, antevendo as possibilidades de algo dar errado.

3. Autoridade: o profissional precisa ter autoridade para conduzir situações ao longo do cerimonial, pois esse é um momento de tensão, especialmente se for cerimonial público e contar com a presença de autoridades.

4. Liderança: imprescindível ao secretário que se interessa em atuar nesta área. Um profissional na área de cerimonial que não consegue liderar sua equipe está fadado ao fracasso, pois em eventos não há tempo e espaço para refletir e debater opiniões e decisões. O líder precisa ser alguém respeitado e que passe credibilidade.

5. Equilíbrio: conduzir um evento ou um cerimonial inteiro é para quem tem nervos de aço e consegue manter a calma quando um problema acontece. Equilíbrio é competência fundamental para os profissionais de secretariado que atuam na área.

Espero que vocês estejam gostando das facetas profissionais do secretário executivo. Amanhã tem mais!

Ótima quarta-feira para vocês!

 

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/marcelascbrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelasconceicao

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021