Blog

Comunicador

Queridos leitores,

Hoje quero falar para vocês sobre a habilidade de comunicação dos profissionais de secretariado executivo. Essa habilidade é pré-requisito para quem deseja atuar na área e se dedicar à carreira. O secretário, em todas as circunstâncias (TODAS mesmo!) deverá se comunicar  para resolver problemas. Um dos papeis mais importantes do secretário é solucionar problemas e isso acaba comprovando suas habilidades em várias outras áreas.

O secretário é o ponto de intersecção entre as várias áreas da empresa e entre a empresa e o mercado com todos os seus stakeholders (parceiros, clientes, fornecedores, patrocinadores etc). Então você me pergunta: mas esse não seria um papel do profissional de comunicação? E eu respondo que sim, porém há algumas empresas onde a figura do assessor de comunicação ou relações públicas não existe e, como o secretário executivo está mais ligado ao alto escalão das empresas, ele pode desempenhar esse papel também, já que sua formação de natureza múltipla e interdisciplinar lhe respalda para tal.

Abaixo descrevo algumas das habilidades que o secretário desenvolve e muitas vezes já possui quando precisa atuar como o comunicador da empresa:

1. Negociação: o secretário precisa saber negociar com inteligência e garantir boas relações comerciais e empresariais para sua organização, uma vez que está sempre na ponta de atividades de busca por orçamento, organização de eventos, viagens, reuniões etc.

2. Conciliação: o secretário quando desempenha o papel de comunicar notícias e informações importantes, precisa estar atento para os conflitos que podem ser gerado por falhas na comunicação ou falta de comunicação. Portanto, precisa ter habilidade para apaziguar e conciliar situações de tensão e conflito.

3. Persuasão: muitas vezes só a habilidade de persuasão é capaz de alcançar objetivos importantes para a empresa e para o negócio, inclusive junto ao alto escalão das organizações, de onde saem as grandes tomadas de decisões. É preciso ser habilidoso e persistente para mostrar às pessoas seu ponto de vista e defendê-lo com boa argumentação e fundamentos.

4. Espírito de equipe: um bom profissional sabe como conduzir e trabalhar em equipe. A habilidade de comunicação é fundamental para promover um ambiente saudável e harmônico de trabalho. O secretário precisa ser alguém agradável com quem as pessoas gostem de dividir o espaço laboral.

5. Imparcialidade: a comunicação do secretário precisa ser sempre imparcial, uma vez que é um profissional da equipe, mas que na maioria das vezes atende interesses eminentemente corporativos. Portanto, isenção total de opiniões e pontos de vista em assuntos delicados e estratégicos.

Espero que tenham gostado. Amanhã tem mais!!

 

Marcela Brito sou eu: cidadã do mundo, secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/marcelascbrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelasconceicao

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021