Blog

Quarta leitura do ano [concluída]

Queridos leitores,

É com muita alegria e satisfação que anuncio a conclusão do quarto livro e confesso que foi uma prova, pois este mês de fevereiro foi super corrido e por alguns momentos tive receio de não conseguir cumprir a meta, mas aos 45 minutos do segundo tempo, aqui está. O fim de semana também foi cheio e por isso preferi postar os comentários sobre esta leitura hoje. Lembrando que o segundo livro do mês de fevereiro e o quarto livro do ano de 2015.

O livro “A.T.T.I.T.U.D.E. – a chave para o sucesso”, de autoria de Gabriel Silva, foi emprestado a mim pela querida colega de trabalho e amiga, Grazielle Rosas. O livro é muito interessante e com um método simples e prático pode ser utilizado por profissionais de todas as áreas que almejam adquirir hábitos e mudarem seus comportamentos a fim de alcançar o sucesso na carreira. Ele apresenta em 190 páginas como um profissional pode trilhar o caminho do sucesso mudando alguns hábitos e moldando seu comportamento à disciplina.

Vamos lá conhecer um pouco sobre este revelador método?

O título do livro é um acrônimo em inglês, que significa A (abilities – habilidades); T (training – treinamento); T (time – tempo); I (image – imagem); T (threats – ameaças); U (union – união); D (direction – direção); e E (excellence – excelência). Vamos conhecer melhor cada um:

A (abilities – habilidades): para o autor tudo parte do desenvolvimento do CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes). O CHA é o conjunto do que você sabe com o jeito de fazer e a iniciativa de fazer. Ele ressalta a importância de permanecer sempre em processo de aprendizagem. Além disso, fala do conceito de desaprendizagem, ou seja, desaprender algo que não é mais praticado como forma de facilitar o aprendizado de uma nova habilidade. As habilidades utilizadas constantemente deixam o profissional preparado e melhoram sua performance.

T (training – treinamento): a segunda letra é o T de treinamento. Para o autor, desenvolver habilidades exige um treinamento frequente delas, uma vez que só é possível se aperfeiçoar em algo que você faz constantemente e no qual busca aprimoramento. O treinamento molda as habilidades de tal modo a alcançar um nível de destaque. É importante buscar direcionamento, saber aonde quer chegar  e ter total consciência da importância de ser melhor naquilo que já se faz e aprender a fazer o que ainda não se sabe.

T (time – tempo): a terceira letra do método é T de tempo. O gerenciamento do tempo ainda é um desafio para a maioria dos profissionais, especialmente porque vivemos na era do imediato e urgente. A impressão é que as 24 horas do dia não são suficientes para realizarmos tudo o que necessitamos. E por que temos essa sensação? Segundo o autor, a maior parte dos profissionais não utiliza racionalmente o tempo e o tempo é o único recurso igual para todos. Suas referências nesse capítulo são o estadunidense Stephen Covey, que desenvolveu a matriz do tempo, onde no eixo vertical está o que é importante e no horizontal, o que é urgente. Segundo pesquisas, as pessoas mais produtivas e bem-sucedidas passam a maior parte do tempo nos quadrantes I e II, agindo no que é importante e urgente e não urgente. As pessoas que perdem muito tempo com os quadrantes IV (não-importantes urgentes e não urgentes) tendem a parar no tempo, dispersar-se facilmente e estagnar o processo de aprendizagem.

I (image – imagem): a imagem é uma combinação entre aparência e essência. A imagem que você tem de si muitas vezes não é a mesma que as pessoas têm de você. Nos dias de hoje com a alta exposição a que todos estão submetido tanto no mundo real quanto no mundo virtual, o perigo é “se queimar” tecendo comentários preconceituosos, agindo de forma imatura e infantil. Portanto, o autor alerta aos profissionais agir de modo a construir uma imagem bastante positiva de si, pois infelizmente a primeira impressão, em grande parte dos casos, ainda é a que fica.

T (threats – ameaças): as ameaças podem sabotar seu plano de uma carreira bem-sucedida se você não souber lidar com elas. As ameaças sempre existirão e independem de nossa própria vontade. Geralmente são ocasionadas por fatores e situações externas e conforme ocorrem depende de nós, profissionais, ajustar os planos e definir as melhores ações para cada situação dessa. As ameaças também podem ser vistas como oportunidades de crescimento, amadurecimento e superação.

U (union – união): equipes bem sintonizadas e dispostas a colaborarem para o sucesso de uma atividade final tem em si a união, que fortalece os profissionais envolvidos e minimiza os problemas de processos nas organizações. O autor cita, inclusive a famosa frase “quem vai sozinho chega mais rápido, porém quem vai acompanhado chega mais longe.” Ele destaca que empresas exigem trabalhos em equipe, pois precisam de pessoas que pensem de maneiras diferentes, o que aumenta a possibilidade de ideias inovadoras e com visões distintas surgirem para resolver problemas.

D (direction – direção): saber onde você está e aonde quer chegar é o primeiro passo para alcançar o sucesso. O autor é muito bom escritor e utiliza de recursos muito interessantes para explicar este capítulo, como o trecho de “Alice no país das maravilhas” em que Alice pede ajuda ao coelho para sair de onde ela está. Na história o coelho pergunta a Alice aonde ela pretende chegar e ela responde que não sabe. De fato, se você não sabe aonde você quer chegar, qualquer caminho serve, mas nem todo caminho leva a um destino positivo.

E (excellence – excelência): enfim, o autor ensina que a excelência é uma característica das pessoas obstinadas pelo sucesso. Excelência, segundo Gabriel Silva, é um hábito, algo que está relacionado à prática constante de alguma coisa, ou seja, não é um privilégio de uma ou outra pessoa. Todos podem alcançar a excelência a partir da prática de algumas habilidades. Além disso, o autor sugere duas atividades que são fantásticas para qualquer profissional: o brainstorming (tempestade de ideias), que consiste em se reunir frequentemente com outros profissionais para desenvolver novas ideias, melhorias e desenvolvimento e a análise SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats) ou FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) em português, como meio para aprimorar habilidades e traçar um plano de carreira consolidado.

A leitura é maravilhosa e eu a indico para vocês!

 

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelasconceicao

Comentários (1)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021