Blog

Inovação no Pará – com Felipe Araújo

Queridos leitores,

Enfim, após muitos ajustes no pós viagem, hoje poderei compartilhar com vocês os frutos que minha última viagem de férias ao Pará rendeu, embora tenha sido bem curto o período que passei por lá. Como falei quando retornei da viagem, consegui ver a cidade por outro ângulo, perceber outras qualidades e potenciais de Belém, que é considerada a metrópole da Amazônia. Hoje vou deixar vocês só com um gostinho de quero mais, pois até o fim deste mês vou disponibilizar o meu segundo e-book, que será sobre Inovação, em todas as suas formas. E nada melhor para começar do que dividir com vocês as novidades que estudantes e profissionais de algumas áreas, especialmente da Engenharia estão desenvolvendo pelo Norte.

Aproveitei a viagem para visitar a Universidade Federal do Pará (UFPA), que na minha vida teve dois momentos inesquecíveis: primeiro de 2005 ao final de 2006, como estudante do curso da Faculdade de Comunicação Social – Jornalismo e de fevereiro a outubro de 2011 como secretária executiva do Instituto de Tecnologia do Pará. Neste segundo momento, descobri um interesse muito grande e inusitado por uma área do conhecimento que, nem de longe, passava pela minha cabeça: a engenharia. Amo escrever e amo lidar com pessoas e em oito meses trabalhando com professores e estudantes da área descobri que a engenharia precisa exatamente desse ingrediente para funcionar bem. Nenhum recurso tecnológico pode ser bem desenvolvido sem a sinergia entre as pessoas e pessoas hoje também não conseguem se desenvolver no mercado satisfatoriamente sem os maravilhosos e sempre inovadores dispositivos tecnológicos.

Ou seja, se hoje eu tivesse pique e mais tempo acho que estudaria alguma engenharia. Tornou-se outra profissão pela qual tenho grande carinho e admiração, sem contar os amigos queridos que fiz por lá. Por isso, fiz questão de dar um pulinho no Centro de Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON), conduzido brilhantemente pela minha para sempre mentora e amiga Prof.ª Dra. Maria Emília Tostes, para bater um papo bem rápido e curioso sobre as novidades que a turminha de engenheiros está desenvolvendo no Norte.

Por isso, reencontrei meu amigo Felipe Araújo, concluinte do curso de Engenharia Elétrica da UFPA, e ele me falou sobre os projetos nos quais ele tem participado e que tem inserido definitivamente a Amazônia no rol das startups e das grandes discussões sobre tecnologia que giram o mundo. É, pessoal, a globalização 3.0, que eu estudo desde 2007, quando descobri o jornalista americano Thomas Friedman, existe e se a gente não se espertar, periga ficar de fora do melhor da festa. Felipe tem o perfil que o mercado precisa: gosta de tecnologia, pessoas e gestão. A receita esperada pelo mercado para fazer qualquer trabalho dar certo.

Entre as novidades que mais me chamaram a atenção foi o projeto “AçaíVale”, que é uma iniciativa que apoia e reúne startups, fazendo uma comparação ao fenômeno californiano da região do Vale do Silício e as atividades desenvolvidas com o apoio de empresas como o Google. O vídeo é curto, mas vale muito a pena dar uma olhada! E aguardem, pois Felipe e eu firmamos uma parceria e em breve vocês poderão saber muito mais sobre nossas experiências e aprender com grandes referências um pouco mais sobre tecnologia, gestão e empreendedorismo!

Obs.: O vídeo traz alguns coadjuvantes (mãe, sogra e filha). Porque a gente trabalha, se diverte e a família tem que estar junto!

 

 

 

 

O mundo é plano e as fronteiras são imaginárias. Vamos que vamos, minha gente! Espero que curtam o vídeo! Abraços!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao   

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021