Blog

O valor do tempo livre

Queridos leitores,

Na empresa onde trabalho uma colega da secretaria e eu conduzimos um trabalho que é o meu xodó, entre todas as coisas que faço ao longo do meu dia, que é o Projeto Leitura com os estagiários e jovens aprendizes da nossa unidade. O projeto é super simples e eu idealizei totalmente inspirada em um chefe que tive quando trabalhei em uma instituição financeira. Ela e eu assinamos a revista Você S/A e a cada quinze dias elegemos um texto ou matéria da revista que aborde temas voltados ao uso da tecnologia, etiqueta empresarial, comportamento e planejamento de carreira e distribuímos cópias para eles. Eles têm um prazo de quatro dias até a discussão sobre o texto.

O projeto foi bem recebido por eles e agora os debates estão produzindo frutos, que é o fato de eles levarem os textos para compartilhar com familiares e amigos. Hoje discutimos um texto sobre a importância de encontrar tempo livre em um mundo onde todos parecem viver muito ocupados. Fato ou ilusão? Segundo a matéria da revista, existe um status em estar constantemente ocupado, o que foi muito inflamado pelo advento da tecnologia. Hoje todos vivem conectados, mas nem todos estão ocupados.

Essa questão separou as pessoas “bem-sucedidas” das pessoas “normais”. Infelizmente os bem-sucedidos no conceito do senso comum atual é aquele que nunca tem tempo para nada e se tiver um tempo livre, parece que o mundo vai acabar. A realidade é que o tempo livre é necessário e fundamental para restabelecermos a serenidade e a paciência. Contemplar a natureza, pensar na vida, nos sonhos e utilizar o tempo simplesmente para o lazer em família ou consigo mesmo deve ser um exercício constante e diário. Faz bem a qualquer pessoa.

Portanto, sejamos menos insanos na busca pelo status quo de ocupado e mais felizes por termos um tempo do nada. Faz parte da vida, faz parte da natureza, ajuda na criatividade e nos inspira a olhar para nós e para o mundo com um olhar mais humano e sensível.

Ótima quinta-feira!

 

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao   

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021