Blog

Sétima leitura do ano [concluída]

Queridos leitores,

Meu projeto de leitura 2015 foi retomado em grande estilo e, enfim, eu consigo compartilhar com vocês as considerações sobre o último livro lido, ainda na cota de abril e sétima leitura de 2015. Apesar da movimentação que foi o mês de maio em minha vida, valeu a pena cada correria e ontem pude concluir esta leitura que deve estar na cabeceira de todas as pessoas e obrigatória para os profissionais que desejam fazer a diferença no mundo.

“Procuram-se super heróis” é o segundo livro da Bel Pesce, a Menina do Vale. O livro é um alento para a alma nesses tempos de violência, desamor, competição não saudável e tudo de ruim mais que ainda podemos citar. No livro, Bel, fala de como atualmente cada um de nós pode usar os “superpoderes” que todos nós possuímos para fazer a grande diferença na vida das pessoas e nas nossas também. Ela mostra com exemplos e sugestões práticas para relacionamento no trabalho e orientação profissional como é possível ser portador de verdadeiros atos milagrosos no dia-a-dia.

Sobre autoconhecimento, Bel fala da importância de saber quem você é, o que você sonha e o que você deseja para sua vida, do contrário, alguém sem identidade não consegue promover nem mudanças pessoais. Autoconhecimento é algo super essencial nos dias de hoje, pois quanto mais você se conhece, menores são as chances de você ter problemas relacionados ao comportamento e à falta de empatia.

A autora também explica como os desafios podem ser entendidos e encarados de maneira positiva por qualquer um de nós. Ela exemplifica situações pessoais da vida dela como criar minirrecompensas para algumas metas de trabalho, estudos, como se fosse um jogo. Conforme você consegue atingir pequenas metas com disciplina, em pouco tempo, você já estará exercitando essa disciplina para alcançar objetivos maiores e mais complexos. É tudo questão de foco e determinação. Você pode, eu também!

Sobre liderança, a autora fala que não existe maior ensinamento do que os exemplos. Filhos se espelham em pais, alunos se espelham em professores. Todo nós precisamos de orientação e de mentores que nos orientem ao melhor caminho e a boas escolhas. Se você deseja liderar, precisa ser exemplo para os outros. Isso vale especialmente no trabalho, quando você com dedicação, responsabilidade e liderança inspira outros a darem o melhor de si em busca do aperfeiçoamento e da qualidade no trabalho, seja ele qual for.

Bel fala ainda da importância de não ser duro consigo nem agressivo com os demais em suas colocações e ensina que a forma e o tom de como se reportar às outras pessoas pode resultar em péssimos sentimentos aos outros, culminando em baixa autoestima, insegurança e medo de arriscar. O mal gera mal.

Por fim, ela fala do perdão. O perdão como forma de aliviar seu coração e sua vida de um peso desnecessário. Ela associa o perdão à confiança e destaca que, embora estejamos em um mundo onde as pessoas agem com muita desonestidade, ainda vale muito a pena confiar nas pessoas, até que se prove o contrário!

Esta leitura é para a vida toda e para todas as pessoas, de todas as idades! Não deixe de ler!!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao   

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021