Blog

Aprendendo a ser profissional

Amigos leitores,

Hoje quero falar um pouquinho do que aprendi nas minhas duas primeiras experiências profissionais quando eu ainda era estudante de ensino superior e ainda cursando duas graduações em Belém-PA. A minha primeira experiência de todas chegou por intermédio de uma profissional muito competente que conheci numa entrevista de estágio e que se tornou a primeira mentora que tive. Costumávamos nos encontrar e ela sempre falava sobre sua experiência com consultoria, a forma como lidava com pessoas e a melhor maneira de conduzir um negócio. Ela foi minha primeira mentora e meses depois me indicava a uma vaga de estágio na Blockbuster para trabalhar na gerência de marketing. Bingo! Conquistava minha primeira experiência profissional.

Essa foi curta, porém intensa. Meu primeiro chefe foi o Rafael Batista e o mês que trabalhei com ele, aprendi muito sobre negociação, gestão de recursos disponíveis, sistema de franquia, relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros e desenvolvimento da criatividade por meio de eventos para fidelização de clientes. Com o Rafael aprendi a perder o medo de encarar as pessoas que podem mudar o rumo de um negócio, que podem investir, que podem valorizar uma marca e aprendi que um clima agradável na organização faz toda a diferença na motivação da equipe. Lamento muitíssimo não ter tido mais tempo para aprender, pois ele foi alguém que muito me ensinou em pouco tempo e quando eu era absolutamente crua em termos de orientação e experiência.

Eu deixei a Blockbuster para assumir o cargo de secretária de nível médio na Emater-Pará, por ocasião de aprovação em concurso público (o primeiro que fiz e que obtive sucesso). A única palavra que me marcou na minha saída da Blockbuster foi a do Rafael dizendo: “Eu não acho que você combina com serviço público, mas por favor, não se torne esses servidores que penduram o blazer na cadeira”. Dali em diante eu comecei a experimentar os grandes desafios de trabalhar no setor público. Meu primeiro emprego, grosseiramente, poderia ser comparado ao filme “O diabo veste Prada” (obviamente que sem o glamour do filme), pois minha primeira chefe era totalmente desorientada e insegura. Enfim, era um lugar de pessoas muito queridas, que até hoje guardo no coração, mas me lembro de após um determinado período trabalhando na Emater, voltar em prantos para casa me sentindo muito humilhada pela crueldade (essa é a palavra correta) no trato dela comigo. Foi quando depois de muito dar cabeçada e de quase três anos de emprego, eu tive a oportunidade de dar uma grande reviravolta. Vale destacar que essa reviravolta também veio como fruto de um laço que nasceu na faculdade.

Todo mundo tem talentos especiais e eu descobri muito cedo que o meu é lidar com pessoas. Um dos meus grandes presentes eu ganhei por intermédio da abençoada, admirável e linda amiga Márcia Monalisa. E amanhã eu falo mais sobre isso!

 

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao   

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021