Blog

Oitava leitura do ano [concluída]

Olá, leitores!

Mais um fim de semana chegando, em ritmo junino, um mês festivo e muito agitado. Venho dividir com vocês a conclusão da segunda leitura prevista para abril. Está apertado e corrido, mas compromisso é compromisso. Esse projeto leitura tem me ajudado a exercitar minha disciplina e a ver as coisas por outro ângulo. Esta semana foi bastante movimentada, semana de avaliação discente, fechamento de semestre, muitas atividades no trabalho e um esforço enorme para manter a saúde em bom estado nesse clima desértico de Brasília. E vamos que vamos!

O livro que terminei de ler é “A Menina do Vale 2”, de Bel Pesce e, assim, concluo os três livros da nossa jovem empreendedora brasileira, que devem estar na lista de todo mundo que deseja transformar o mundo com atitude positiva, boas ideias e compartilhamento do conhecimento. O livro fecha com chave de ouro um ciclo muito especial da autora que, à época do terceiro livro, estava realizando seu sonho de ter uma escola onde pudesse ensinar tudo o que já aprendeu em sua experiência nos Estados Unidos e ao longo de seus relacionamentos com grandes mentores e parceiros profissionais no Brasil e exterior.

Neste livro, Bel deixa bem claro às pessoas que têm interesse em iniciar o próprio negócios as dificuldades e os grandes desafios de empreender. Explica que apesar de muitas vezes ser exatamente aquilo que a pessoa sempre sonhou o início de uma empresa traz a necessidade de o empreendedor ter de lidar com algumas situações que não desejaria e que estão relacionadas com burocracia, problemas etc. É preciso ter paciência e persistência para lidar com esses problemas no início e, ao mesmo tempo, é necessário encontrar tempo para buscar inspiração para criar e desenvolver as atividades do negócio com coerência.

Bel foca bastante este terceiro livro na forma como um empreendedor se relaciona com todos os atores envolvidos na empreitada. O relacionamento e as atitudes fazem toda a diferença. Ela enfatiza a importância de ser humilde e de buscar incessantemente o conhecimento, especialmente ouvindo todas as pessoas, trocando experiências e enxergando em cada um que cruza seu caminho como uma potencial fonte de inspiração e enriquecimento. Ela fala da importância de ouvir profundamente o que as pessoas tem a dizer e de sempre demonstrar interesse pelas outras pessoas no momento de interação. Hoje em dia isso, infelizmente, tem sido uma falha de muitos de nós, por exemplo, quando estamos com outras pessoas e não desgrudamos do telefone celular.

Outra valiosa dica da Bel no livro é ter mentores. A gente só consegue aprender bem com quem domina a área onde queremos atuar, portanto, ter pessoas que tem perfil para ensinar e que podem nos acompanhar é um presente imensurável no processo de condução de um novo negócio. Eu, particularmente, sou muito grata a Deus por ter hoje duas referências de pessoas que no passado foram chefes e hoje são amigos e sei que poderiam ser meus mentores quando eu precisar.

E uma das contribuições mais valorosas que ela coloca no livro, mais uma vez, está relacionada à empatia e a capacidade que temos em sermos gratos àqueles que contribuem para nosso crescimento e, aí, entram familiares, amigos, os líderes e mentores e todos os colaboradores que tornam nossos sonhos uma feliz realidade. Espero deixá-los curiosos e ávidos por devorarem a trilogia da Bel, que oportunamente está em fase de conclusão de seu quarto livro, que será lançado, creio, que ainda este ano. Aguardemos mais material de qualidade para dar suporte ao nosso crescimento pessoal e profissional!!!

Abraços e excelente final de semana!!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao   

 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021