Blog

Sensibilidade cultural para a vida

Amigos leitores,

Hoje terei um dia muito especial, pois estou de volta à minha terra natal para divulgar o meu primeiro livro publicado e para proferir uma palestra aberta na cidade sobre a importância da interculturalidade  na liderança de equipes. Quando eu falo sobre o tema do livro, ainda sinto que surge uma interrogação nos pensamentos de muitas pessoas. O tema parece um pouco restrito, exótico e soa quase exclusivo. Mas este tema é mais familiar do que se imagina.

Profissionalmente, já expliquei e expus diversos motivos que provam o quanto a competência de se sensibilizar diante da diversidade cultural de colegas, clientes e lideranças promove verdadeiros prodígios nos negócios. Entretanto, hoje especialmente eu quero tocar na competência intercultural que está entranhada em nosso cotidiano, aquela que manifestamos inconscientemente.

Aprende-se esta competência de duas maneiras: por meio da formação familiar ou à força na fase adulta. Obviamente que quando a pessoa cresce em uma família de ideias e atitudes abertas em relação ao outro é mais provável que seja também alguém sensível à diversidade cultural. Por outro lado, quando há resistência por parte do profissional em absorver conceitos e práticas sobre como conviver com aquele que possui vivência cultural distinta da sua, fica mais difícil esse mesmo profissional conduzir um negócio.

Minha mensagem hoje para vocês é que a interculturalidade é, sobretudo, uma maneira de buscar conviver em paz, demonstrando respeito e se abrindo a novos aprendizados em relação a tudo o que foge aos nossos padrões. Nossos padrões de certo e errado, de funcionamento e de normas destoa, muitas vezes, dos padrões de outras pessoas, principalmente quando essas pessoas viveram realidades distintas.

O tema que escolhi para meu primeiro livro é um convite a você para, juntos, resgatarmos a sensibilidade que leva ao respeito e à tolerância voluntária ao próximo. Vem comigo?

Conto com você! Abraços e ótimo fim de semana!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao 

 

Comentários (1)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021