Blog

Feliz Dia do Professor

Amigos leitores,

Hoje é um dia mega especial: dia daqueles profissionais que passam a vida e a carreira engajados com o crescimento e evolução do outro. Eu não tenho a menor dúvida de que o professor é, de fato, a profissão mais importante que existe, embora no Brasil (culturalmente) não seja tão valorizada. E hoje eu tentei encontrar um motivo especial pelo qual a profissão é a mais importante. Bom, eu sou cristã e creio que o maior mestre que pisou nesta Terra é Jesus. E conjugo no presente porque eu creio que Ele vive. Jesus passou sua vida toda ensinando tudo sobre relacionamentos, vida em sociedade e teve várias atuações profissionais que se manifestavam por meio de seus milagres e vivência, entretanto seu maior papel foi o de mestre.

“Presta bastante atenção aos sábios conselhos, e recebe de coração a orientação, assim alcançarás a sabedoria.” (Provérbios 19:20)

Eu sempre fui muito dinâmica e desde que me entendo por gente, das primeiras aspirações profissionais que sonhei uma delas foi ensinar. No Ensino Fundamental fui monitora de Língua Portuguesa e dava aulas de reforço em Matemática e Língua Portuguesa para crianças do ensino básico. Na faculdade sempre participava das semanas acadêmicas na condição de instrutora de minicursos. Ou seja, sempre ficou claro para mim que gosto de ensinar, gosto de compartilhar o que eu aprendo todos os dias.

Sempre busquei, em todas as empresas onde estive, associar minha atuação em assessoria à prática de ensino e instrução. Portanto, em duas instituições (as duas últimas por onde passei) eu desenvolvi um tipo de treinamento para as estagiárias sob minha supervisão, que inclui a prática de leitura e debate de textos relacionados à Filosofia, Ética e Etiqueta Corporativa. Além disso, desde fevereiro deste ano eu atuo como docente para o Nível Superior em duas instituições de ensino superior da rede privada em Brasília. Tem sido uma experiência reveladora para mim, pois existem alguns pontos que quando somos estudantes não levamos em consideração.

Um professor trabalha muito mais horas do que aquelas dedicadas em sala de aula. O saber é um processo de construção contínuo e que nunca cessa, porque o conhecimento sempre se renova e o educador ama poder levar à ciência de seus estudantes o novo aprendizado, a nova perspectiva, o novo método e o novo diálogo. Eu sou muito privilegiada porque recebo diariamente uma carga de aprendizado muito grande por parte daqueles a quem me proponho levar informação. Saio muito mais enriquecida de suas presenças e desenvolvo, ainda, outras habilidades como paciência, tolerância, respeito aos limites e às diferenças. Em sala de aula temos a mágica de oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores (professores e alunos).

Eu desejo a todos os queridos amigos e colegas de profissão que continuem firmes no propósito de serem luz e influência positiva na vida daqueles que passarem pela sua presença. E aos estudantes, sejam colaborativos com seus professores. A educação é uma via de mão dupla e vocês são as peças-chaves nesse processo!

Feliz Dia do Professor!

Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram:
@marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao 

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021